Parece que o friozinho está chegando de novo esta semana e, por isso, não existe nada mais gostoso do que uma sopa. E que tal uma versão bem diferente e típica de Portugal, a Sopa de Pedra?
Fiz a sopa com a minha mãe, mas não seguimos receitas, já que as de livros e sites não faziam muito sentido. E a gente já sabia mais ou menos quais ingredientes iam na versão original: favas, chouriço e repolho. Colocamos também alguns legumes, como cenoura, batata e mandioquinha.
O chouriço que usamos é de Portugal, daqueles bem temperados e artesanais. Caso você não encontre para comprar ou não goste deles, pode substituir por linguiça calabresa defumada ou qualquer outro tipo de enchido que goste.
Está com frio? Acho que a Sopa de Pedra é a melhor opção para esquentar a sua noite... e ainda matar a sua fome!
Sopa de Pedra:
-250 g de favas brancas
-2 folhas de louro
-azeite
-1 cebola picada
-2 dentes de alho picados
-1 chouriço português ou 1 linguiça defumada cortada em rodelas
-1 cenoura cortada em cubos
-1 batata cortada em cubos
-2 mandioquinhas cortadas em cubos (opcional)
-sal
Modo de preparo:
Coloque as favas de molho em água por no mínimo 1 hora. Escorra e cozinhe-as em água fervente com as folhas de louro e sal até que estejam bem macias (cerca de 30 minutos).
Enquanto isso, aqueça um pouco de azeite numa panela, doure a cebola com o alho e frite rapidamente o chouriço. Cubra-o com água e cozinhe até que esteja macio. Retire-o da panela e fatie.
Na mesma panela de cozimento do chouriço, coloque os legumes e cozinhe até que estejam macios, começando pelos mais duros e depois acrescentando os mais macios (começo com a cenoura, depois coloco as batatas e por último a mandioquinha).
Quando as favas estiverem macias, os legumes cozidos e o chouriço fatiado, é só misturar tudo numa panela e acrescentar o repolho.
Acerte o sal e sirva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário