domingo, 20 de abril de 2014

Risoto de Peito de Peru com Queijo Gruyère e Risoto de Morangos ao Vinho do Porto

   As aulas na faculdade são divididas em temas e em cada dia aprendemos receitas diferentes. Algumas semanas atrás foi a semana do amido, onde fizemos receitas com batatas e arrozes, como o Risoto.


   Mas fazer a receita apenas em sala de aula não é suficiente para a completa aprendizagem. É importante treinar bastante em casa para poder dominar a técnica, além de exercitar a criatividade usando outros ingredientes. Foi pensado nisso que refiz o risoto para o pessoal aqui de casa, colocando peito de peru e queijo gruyère.


   A parte mais difícil e chata no preparo de um risoto é ter que ficar mexendo o arroz sem parar, à medida que um líquido quente é adicionado para o grão ser cozido. Outro fator importante é o grau de cozimento dos grãos: os italianos gostam deles mais durinhos e os brasileiros curtem eles mais macios. Este aqui com peito de peru e queijo gruyère ficou bem gostoso e tanto dá para ser servido como prato principal quanto como acompanhamento de outras receitas.


   Já tinha ouvido falar em risoto doce com morangos e leite condensado algum tempo atrás e inclusive tinha ficado com vontade de fazer. Aproveitei o fato de ter que "estudar" risotos no final de semana para criar esta versão super diferente, feita com água fervente, leite condensado, morangos amassados e em pedaços e vinho do Porto branco! Ah, e  também acrescentei uma fava de baunilha, para dar um gostinho diferente e deixar o doce cheio de pintinhas pretas.


   Risoto tem que ser comido bem quente, logo que sai do fogo, porque senão o amido resseca e fica duro (como uma cola). Ao final do cozimento, ele deve estar bem cremoso, até meio líquido, e brilhante. O gosto do vinho e do ingrediente principal se sobressaem, apesar do álcool já ter evaporado.


   Quando se aprende a fazer a base dá para inventar e usar qualquer tipo de ingrediente para criar sua própria receita. Gosto de colocar queijos diferentes, ervilhas ou milho e para as versões doces, já andei pensando em colocar castanhas, frutas secas, outras frutas frescas ou até mesmo chocolate derretido, o que acham?


   A receita salgada foi suficiente para servir 4 pessoas. Em compensação, consegui servir oito pessoas com o risoto doce, já que era uma sobremesa e por isso come-se menos do que numa refeição. Caso sobre risoto na panela, basta mantê-lo em banho-maria que a cremosidade não se perderá e ele não vai secar.

Risoto de Peito de Peru com Gruyère:
-90 g de manteiga sem sal (cerca de 4 colheres de sopa)
-1 cebola pequena picada
-230 g de arroz arbóreo
-70 ml de vinho branco (1/4 de xícara de chá)
-900 ml de caldo de legumes ou água fervente
-100 g de queijo gruyère ralado no ralo grosso
-150 g de peito de peru picado em tirinhas
-sal e pimenta do reino a gosto

Modo de preparo:
Aqueça 30 g da manteiga e frite rapidamente a cebola. Junte o arroz e mexa até que todos os grãos estejam cobertos pela manteiga e misturados com a cebola. Coloque o vinho braco e mexa até quase secar. Comece a acrescentar o caldo de legumes, aos poucos, com o fogo alto e sem parar de mexer. Assim que o caldo secar, colocar mais uma concha de líquido, repetindo esse processo até que o arroz esteja cozido. Quando os grãos de arroz estiverem macios mas ainda al dente, apagar o fogo, juntar o queijo ralado e o peito de peru, temperar com o sal e a pimenta e adicionar o restante da manteiga, bem gelada. Mexa vigorosamente.


O Risoto deve ser servido ainda quente e deve ficar bem cremoso.


Separe um pouco de queijo a mais para finalizar a apresentação do prato!


Risoto Doce de Morangos ao Vinho do Porto Branco:
-90 g de manteiga
-230 g de arroz arbóreo
-1 fava de baunilha
-70 ml de vinho do Porto branco
-100 g de morangos maduros amassados com o garfo
-900 ml de água fervente
-1 lata de leite condensado
-100 g de morangos picados

Modo de preparo:
Derreta a manteiga numa panela e acrescente o arroz e a fava de baunilha com as sementinhas raspadas. Refogue até que todos os grãos estejam cobertos pela manteiga. Junte o vinho branco e mexa até ficar quase seco. Comece a acrescentar a água fervente, aos poucos, e sempre mexendo com uma colher até que o líquido seque. Coloque os morangos amassados com o garfo.


Continue acrescentando a água fervente e mexendo bem até que os grãos estejam macios, mas ainda al dente. Antes de apagar o fogo, misture o leite condensado. Tire do fogo e finalize com os morangos e o restante da manteiga gelada.


Achei que uma lata de leite condensado não foi suficiente para adoçar meu Risotto, mas isso vai depender do seu gosto pessoal. Por isso, coloquei 1/4 de lata a mais.


Coloque em recipientes e sirva bem quente!


2 comentários:

  1. Não importa o que digam ou pensem da profissão que vc escolheu,pq se amar o que faz(e é nítido que ama),será bem sucedida e terá sucesso,sem a menor dúvida!
    Continue praticando o que aprende na faculdade e postando aqui para nós!
    Bjs!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pode deixar que vou postando o que estou aprendendo! As vezes fica meio corrido mais aos poucos vou colocando as receitas em dia!
      Agradeço pelo incentivo e pela mensagem!
      Beijos

      Excluir