Outro dia queria comer pães doces caseiros no jantar. Tinha um creme de confeiteiro pronto na geladeira e um pote de frutas cristalizadas na despensa prontos para serem usados. E tinha que ser numa receita de pão, bem rápida e fácil, só que já era noite e queria o pão para comer após o jantar, com uma xícara de espresso.
Vasculhei diversas revistas, livros e cadernos de receitas mas no final acabei criando uma receita no olho, com ingredientes básicos, como farinha de trigo, ovos, leite, manteiga e fermento biológico seco, porque tinha me esquecido de comprar o fresco. Misturei tudo e deixei descansar para ver o que acontecia.
E a massa cresceu. Em poucos minutos ela tomou conta da tigela inteira, ficando bem macia e fácil de trabalhar. Acho que foi por causa do calor que tem feito esses dias e assim, no final, deu certo fazer e assar os pãezinhos para o café pós jantar de sexta-feira.
Na hora de abrir a massa, passei primeiramente uma fina camada de manteiga e dobrei como se fosse folhá-la, só para dar mais umidade e formar algumas "folhas" nos meus caracóis. Nada de exagero na gordura, até porque era para ser um pão e não um folhado.
Coloquei creme de confeiteiro de baunilha e frutas cristalizadas como recheio, mas dá para utilizar qualquer outro tipo de creme, brigadeiro, nutella, doce de leite, frutas secas, castanhas, gotas de chocolate, especiarias, ou seja, qualquer ingrediente ou combinação que mais goste e tenha na sua cozinha.
As fatias foram assadas depois de pinceladas com gema, sem precisar crescer novamente, e ficaram bem fofinhas e ótimas para acompanhar meu espresso, principalmente enquanto ainda estavam quentinhas!
Massa:
-200 ml de leite morno (3/4 de xícara de chá)
-5 g de fermento biológico seco (meio pacotinho)
-60 g de açúcar
-1 ovo
-1 pitada de sal
-50 ml de óleo de soja (1/4 de xícara)
-farinha de trigo até dar ponto (aproximadamente 500 g)
Modo de preparo:
Dissolva o fermento no leite e acrecente um pouco de farinha, até a mistura engrossar um pouco (consistência de mingau de aveia). Deixe descansar por 15 minutos. Em seguida, acrescente o açúcar, o ovo, o sal, o óleo e comece a misturar tudo com as mãos, enquanto a farinha de trigo vai sendo incorporada aos poucos. A massa deve ficar bem macia, mas não grudar nas mãos. Sove rapidamente e deixe descansar até dobrar de volume (uns 30 minutos).
Montagem dos Caracóis:
-50 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-250 g de creme de confeiteiro (receita aqui)
-150 g de frutas secas variadas (castanhas, frutas cristalizadas, damascos, passas ...)
-1 gema para pincelar
Abra a massa formando um retângulo e espalhe a manteiga. Dobre cada uma das pontas do retângulo até seu centro e feche a massa como se fosse um livro. Passe o rolo e abra novamente formando o retângulo.
Espalhe o creme de confeiteiro sobre toda a superfície da massa, deixando uma pequena margem (cerca de 2 cm) nas bordas. Distribua as frutas secas sobre o creme.
E enrole como um rocambole, bem apertado para o creme não vazar e os caracóis não se desfazerem na hora do corte.
Com uma faca bem afiada, corte fatias de mais ou menos 3 cm de espessura e arrume sobre uma assadeira untada e enfarinhada ou forrada com papel manteiga (também untado).
Pincele cada caracol com a gema e leveao forno pré-aquecido (200 graus) por aproximadamente 30 minutos ou até que estejam crescidas, douradas e assadas.
Espere amornar para soltar da assadeira.
Coma enquanto ainda estão bem quentinhas e fofinhas!
E dá para ver as sementinhas da fava de baunilha espalhadas pelo pãozinho! |
Oi, Ana!
ResponderExcluirFiz estes caracóis e ficaram sensacionais! Muito, mas muito gostosos! Fiz como vc, usando baunilha em fava. Só que não sou talentosa como vc e eles não ficaram assim "elegantes" como os seus. Cortei em rodelas mais largas para caber numa forma só...Obrigada, Ana, por compartilhar esta receita. Beijo! Ah, postei no meu face, mas coloquei o link daqui, ok?
Consegui ver as fotos dos seus caracóis pela mensagem do face, ficaram com uma ótima aparência!
ExcluirAgradeço o carinho e a mensagem!
Beijos
Ana
Ana.. Tudo bem?
ResponderExcluirJá perdi as contas de quantas vezes fiz a receita hehe. É realmente incrível, muito boa. Além das frutas cristalizadas eu coloco gotas de chocolate :) bem pouco formiguinha né?! Parabéns pelo Blog..
Beijos, Lívia.
Huuuumm, deve ficar muito bom com gotas de chocolate! *-* Adorei a dica!
ExcluirNossa, fico muito feliz em saber que gostou mesmo da receita!
Obrigada!
Beijos,
Ana
Boa receita :)
ResponderExcluirIrei concerteza experimentar|
Finalmente fiz os Caracóis e ficaram deliciosos, modifiquei um pouco a receita.
ResponderExcluirColoquei no meu blogue e coloquei o link para aqui espero que não se importe :)
Obrigada por partilhar a receita!
Olá!
ExcluirNossa, fico feliz em saber que você fez os Caracóis e ainda colocou a receita no seu blog!
Não me importo não e agradeço por ter deixado o link.
Ana :)