domingo, 6 de abril de 2014

Ovo de Colher de Baunilha com Oreo e Cocada Cremosa

   Mais duas ideias de recheios para ovos de Páscoa: creme de baunilha com Oreos e Cocada Cremosa. Fiz no formato de mini ovinhos para comer de colher na sobremesa, mas os recheios podem ser usados para fazer ovos maiores.


   Escolhi opções de recheios mais leves, frescos e não tão doces, por causa da casquinha de chocolate. Para os ovinhos de chocolate branco, fiz um creme de coco com leite condensado, leite de coco, amido de milho e coco fresco ralado. A decoração ficou por conta de lascas de coco fresco feitas com o descascador de legumes.


   Quis fazer os outros ovinhos parecidos com as bolachas Oreo: uma casquinha bem escura de chocolate meio amargo recheada com creme de baunilha e pedaços de bolacha quebrada por cima. Para não ficar muito doce, retirei o recheio das bolachas, coloquei dentro de um saco plástico e bati com o martelo de carne para formar lasquinhas de tamanhos variados.


   Fica mais gostoso comer os ovinhos com os cremes bem geladinhos mas para as bolachas não murcharem, finalizei a montagem poucos minutos antes de servir. Com 300 g de cada chocolate eu consegui fazer 12 metades de ovinhos (tamanho de um Kinder Ovo) e mais alguns bombons variados (coelhinhos, cacaus, colheres) para decorar.



    Quer presentear alguém na Páscoa com um ovo caseiro bem diferente? Basta fazer a casquinha de chocolate em tamanho maior e escolher uma embalagem bem diferente. Já existe no mercado embalagens próprias para ovos de colher de diversos tamanhos e cartelas de ovos bem fofas para colocar os mini ovos!


Ovos de Colher:
Para 12 metades de ovinhos de 50 g de chocolate meio amargo e 12 metades de chocolate branco
-300 g de chocolate meio amargo
-300 g de chocolate branco

Modo de preparo:
Pique os chocolates e derreta cada um, separadamente,  no microondas ou no banho-maria até atingir 45ºC ou até que esteja quente (verifique a temperatura colocando um pouco do chocolate na região de dentro dos punhos). Transfira o chocolate para uma tigela limpa e fria e coloque-a sobre outra tigela com água fria. Mexa com uma espátula até esfriar (temperatura do toque de um utensílio de metal nos punhos) ou atingir a temperatura de:
-28 ºC para o chocolate branco;
-31ºC para o chocolate meio amargo;


Distribua o chocolate derretido e temperado dentro das forminhas de ovos de 50 g até a marcação. Coloque a outra parte da forma e feche, pressionando para formar a casquinha do ovo. Leve à geladeira até ficar firme (cerca de 1 hora). Fiz também alguns coelhinhos, colherzinhas e bombons com o restante dos chocolates derretidos.



Caso você não consiga encontrar a forma de mini ovinhos, outra boa ideia é modelar copinhos de chocolate dentro de copinhos descartáveis.


Desenforme as casquinhas de chocolate.


Creme de Baunilha:
-500 ml de leite
-1 fava de baunilha
-2 gemas
-130 g de açúcar (cerca de 3/4 de xícara)
-30 g de amido de milho (cerca de 2 colheres de sopa)

Modo de preparo:
Coloque o leite e a fava de baunilha cortada ao meio com as sementinhas raspadas numa panela. Quando iniciar a fervura, apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar por quinze minutos.



Enquanto isso, numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme bem claro. Acrescente o amido de milho e misture até homogenizar.



Retire a fava de baunilha do leite e acrescente um pouquinho dele dentro da mistura de gemas com açúcar e amido. Junte esta mistura na panela com o restante do leite. Misture tudo muito bem e leve ao fogo, sem para de mexer, até que o creme engrosse e o amido e as gemas cozinhem. Retire o creme do fogo e transfira para uma tigela. Deixe esfriar.


Cocada Cremosa:
-300 ml de leite condensado
-300 ml de leite de coco
-30 g de amido de milho
-150 g de coco fresco ralado

Modo de preparo:
Misture o leite condensado com o leite de coco e o amido de milho. Leve ao fogo médio, sem parar de mexer, e cozinhe o creme até que engrosse e cozinhe o amido.


Desligue o fogo e acrescente o coco ralado. Deixe esfriar.


Montagem dos Ovos:
-1 pacote de biscoitos Oreo ou Negresco quebradas (retire o recheio)
-lascas de coco fresco (cortadas com o descascador de legumes)

Recheie as metades de ovinhos com os recheios já frios.


   As metades de chocolate meio amargo foram recheadas com o creme de baunilha e decoradas com as Oreos quebradas.

 

   Já as metades de chocolate branco foram recheadas com a cocada cremosa e decoradas com as lascas de coco fresco.


   Preferi colocar os cremes dentro das casquinhas de chocolate antes e levá-las à geladeira, para gelarem e ficarem mais saborosas antes de decorá-las.


   Fiz carinhas de coelhos, bombons no formato de cacau e colherzinhas de chocolate para servir e decorar a sobremesa.





6 comentários:

  1. Boa tarde Ana. Gostaria de parabeniza-la pois todas as receitas que testei deram super certo e fizeram o maior sucesso. Sou sua fã numero 1. Um abraço. Thiane Michelon

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada pelo carinho Thiane! Fico muito feliz em saber que as receitas dão certo e fazem sucesso!
      Um abraço,
      Ana

      Excluir
  2. Oi Ana, seu blog é maravilhoso, não canso de visitar, as fotos são lindas, tudo muito explicado, estou com vontade de fazer todas receitas, mais não tenho muita experiência na cozinha.. rsrsrs.


    Ana Maria

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mesmo você não tendo muita experiência na cozinha, tenho certeza de que conseguirá ótimos resultados nas receitas, Ana Maria! E qualquer dúvida que você tiver, é só me perguntar! :D
      Agradeço os elogios!
      Beijos
      Ana

      Excluir
  3. Ana,tudo lindo e com aparênciade muito gostosos!
    Além de vc ser uma fofa!
    Me tire uma dúvida? Dizem que o chocolate temperado,tem que ir à geladeira apenas para resfriar,não podendo deixá-los muito tempo,pois depois,poderiam "suar".
    Os seus não derreteram fácil não?
    Ai,queria eu ter o seu dom!
    Continue assim,vc está de parabéns!
    Bjs!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Mônica!
      Fiquei muito feliz com todos os seus elogios!
      Então, realmente só deixo o chocolate temperado na geladeira até ele solidificar, porque senão ele pode "suar". Os meus, quando temperados, ficam bem firmes e não derretem fácil.
      Obrigada pelo comentário e por sua visita!
      Beijos,
      Ana

      Excluir