Para mim Quaresma e almoço de Páscoa combinam com bacalhau. E opção de receita com ele é o que não falta aqui no Atelier! Ao todo já são 21 receitas, 22 com esta de hoje.
Não dá para fugir muito da combinação clássica: bacalhau com batata, mas hoje ela entra amassada, em forma de purê, para acompanhar o bacalhau desfiado refogado com tomates, cebola, alho e bastante azeite. As azeitonas pretas vieram na salada que acompanhou o prato, além de alface e grão de bico.
O purê fica bem leve e delicado, feito apenas com leite e manteiga e batido rapidamente com um fouet. A textura fica perfeita para acompanhar o refogado com o peixe de carne branca e sabor adocicado, um prato bem leve e nem um pouco demorado ou complicado de fazer.
E o toque final da receita fica por conta do requeijão cremoso, que entra sobre o bacalhau, como uma cobertura que é depois gratinada no forno até ficar meio douradinha. Indico que vocês usem requeijão mesmo e não aqueles cremes de amido de milho que só se parecem com o verdadeiro requeijão e que de sabor não tem nada a ver.
Aproveite os dias que ainda restam para a Páscoa e programe-se para preparar esta receita diferente com o bacalhau!
Bacalhau:
-500 g de bacalhau dessalgado fervido
-azeite
-1 cebola grande picada
-2 dentes de alho
-2 tomates maduros sem pele e sementes picados ou 140 g de tomates pelados
-pimenta-do-reino, sal e cheiro-verde a gosto
Modo de preparo:
Aqueça um pouco de azeite numa panela e soe a cebola. Acrescente o alho, refogue rapidamente e junte o bacalhau. Coloque os tomates picados e pingue um pouquinho de água para formar um molho. Deixe ferver por cerca de 5 minutos, tempere a gosto e reserve para a montagem.
Purê:
-1 kg de batatas
-200 ml de leite
-50 g de manteiga
-sal a gosto
Modo de preparo:
Cozinhe as batatas e passe pelo espremedor. Leve as batatas amassadas ao fogo e comece a acrescentar o leite, mexendo sem parar, até formar um purê macio e leve, não muito aguado e nem muito seco. Acrescente a manteiga e tempere com o sal, batendo com um fouet. Espalhe o purê ainda quente sobre um refratário.
-200 g de requeijão cremoso (sem ser aqueles de amido)
Arrume o bacalhau sobre o purê de batatas no refratário e cubra com o requeijão cremoso.
Leve ao forno, pré-aquecido (180 graus), até gratinar.
Sirva enquanto ainda está bem quentinho!
E basta uma salada de folhas verdes com azeitonas e grão de bico para acompanhar!
Nenhum comentário:
Postar um comentário