terça-feira, 11 de março de 2014

Frango com Alho Poró

   Mais uma maneira diferente de fazer frango e mais uma vez dica do blog PanelaterapiaFrango com Alho Poró e Bacon! E Couve-flor Gratinada para acompanhar!


   Adoro frango de qualquer jeito, seja assado, cozido, frito, strogonoff, lasanha, coxinha, filé... mas às vezes parece que faltam opções para fazer no cardápio do dia a dia, principalmente receitas simples e fáceis. Outro dia vi este frango com alho poró e ele me pareceu perfeito, já que queria um prato principal mais simples para acompanhar uma couve-flor gratinadao.


   Eu já havia comprado alho poró outras vezes, mas usava como um aromático e não como um dos ingredientes principais da receita. E ele com o bacon mudou bastante o sabor do frango, que eu temperei com alho, orégano e um pouquinho de vinho branco.


   Eu pensei que já tinha postado a receita da couve-flor gratinada aqui, mas vi que não postei. De qualquer jeito, não tem problema, venho com ela hoje. Basicamente trata-se de um gratinado de couve-flor cozida com molho branco e bastante queijo  (usei provolone com parmesão).


    Bem calórica, eu sei, só que pelo menos tem a couve-flor no meio para disfarçar, né? E também não precisa exagerar e comer quase tudo sozinho!

Frango com Alho Poró:
receita do blog Panelaterapia
-500 g de peito de frango cortado em tiras
-1 dente de alho 
-sal, orégano e vinho branco a gosto
-100 g de bacon cortado em tiras
-1 alho poró cortado em fatias finas

Modo de preparo:
Tempere o frango com o dente de alho amassado, o sal, o orégano e o vinho branco. Frite o bacon em sua própria gordura, reserve. Divida a gordura que sobrou na panela em três partes e comece a dourar metade do frango numa parte da gordura.



Frite o restante do frango com outra parte da gordura e reserve num prato. Aqueça a última parte da gordura e refogue o alho poró rapidamente.


Junte o bacon e o frango reservados e misture tudo muito bem.


Salpique cheiro-verde antes de servir!



Couve-flor Gratinada:
-200 g de couve-flor cozida (ainda al dente, pois ninguém merece couve-flor molenga!)
-25 g de manteiga sem sal
-25 g de farinha de trigo
-500 ml de leite
-sal e noz-moscada a gosto
-150 g de queijo

Modo de preparo:
Derreta a manteiga numa panela e junte a farinha de trigo. Mexa os dois ingredientes até homogenizar e então acrescente o leite de uma só vez. Abaixe o fogo e deixe o molho cozinhar até engrossar e perder o gosto da farinha (cerca de 20 minutos). Tempere com o sal e a noz-moscada. Forre um refratário com algumas fatias do queijo escolhido e espalhe a couve-flor cozida.


Despeje o molho branco.


Cubra com mais queijo.


Leve ao forno até gratinar.




Um comentário:

  1. As fotos já dizem tudo, deve ter ficado uma delícia e essa couve-flor com parmesão e provolone por cima. Humm...Bjs!

    ResponderExcluir