Bolo e caramelo separados já é bom, agora imagina os dois unidos numa receita só: um Bolo de Caramelo!
Adoro calda de caramelo (e quem não?) e por isso tentei fazer uma caseira alguns tempos atrás, mas ela acabou cozinhando muito. Foi horrível, porque ficou duro como bala e ninguém conseguia comer! Eu até fiquei meio traumatizada e com medo de testar a receita novamente, mas desta vez deu certo! Segui várias dicas de temperatura certa para o ponto de calda e usei um termômetro para chegar no resultado perfeito!
Queria fazer um bolo em que não somente a cobertura fosse de caramelo, mas que a massa tivesse gosto ou pelo menos lembrasse caramelo. Para isso, usei açúcar mascavo ao invés de açúcar refinado, além de acrescentar uns saborzinhos extras, como baunilha em fava e canela em pó. Criei a receita a partir dos meus conhecimentos já adquiridos nesses anos de cozinha.
O bolo ficou bem fofinho e a calda bem cremosa, do jeito que eu queria. Apesar de ter usado um termômetro de açúcar para me auxiliar no ponto certo, mesmo quem não tem um consegue fazer uma calda cremosa e não um torrão de açúcar, prestando bastante atenção. Tanto para rechear ou cobrir bolos, quanto para servir com sorvete, waffles, panquecas ou crepes, vale a pena ter esta receita anotada aí no seu caderninho!
Quer servir um bolo diferente na sobremesa, café da tarde ou da manhã e ainda agradar todo mundo? Então confira a receita!
Massa:
-4 ovos
-150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-225 g de açúcar mascavo
-300 g de farinha de trigo
-150 ml de leite
-sementes de 1 fava de baunilha ou 8 ml de extrato de baunilha
-5 g de canela em pó
-10 g de fermento em pó
Modo de preparo:
Bata as claras em neve e reserve. Coloque as gemas com o açúcar e a manteiga no bowl da batedeira e bata até obter um creme bem fofo.
Acrescente a farinha de trigo, o leite, a baunilha e a canela em pó e bata por mais alguns minutos.
Desligue a batedeira e agregue o fermento em pó e as claras em neve delicadamente.
Distribua a massa numa assadeira untada e enfarinhada e leve ao forno preaquecido 180 graus por aproximadamente 30 minutos ou até que esteja assado e levemente dourado.
Desenforme o bolo quando estiver morno.
-150 g de açúcar
-30 ml de água
-30 g de manteiga em temperatura ambiente
-100 g de creme de leite
Modo de preparo:
Coloque o açúcar com a água numa panela e leve ao fogo médio até que fique com cor de caramelo.
Apague o fogo e acrescente a manteiga e o creme de leite com muito cuidado. Coloquei a fava de baunilha sem as sementinhas que usei na massa do bolo também, para deixar um sabor na calda.
Acenda o fogo novamente e deixe cozinhar em fogo baixo até que todo o caramelo tenha derretido e formado uma calda lisa e aveludada (pelo termômetro, quando atingir 90ºC)
Apague o fogo e transfira para um recipiente frio até que esfrie.
Espalhe sobre o bolo ainda morno.
Deixe o caramelo fazer uma firulinha, escorrendo nas laterais... Ninguém resiste!
Servi acompanhado de chá de caramelo com baunilha da Lipton, combinação perfeita!
Nenhum comentário:
Postar um comentário