Durante a nossa estadia em Portugal, aproveitamos a proximidade com a Espanha e partimos por dois dias à Santiago de Compostela!
Catedral de Santiago |
Santiago de Compostela é um destino de peregrinação cristã mundialmente conhecido, atraindo milhares de fiéis (mais na época do verão) para fazer os Caminhos de Santiago, um dos apóstolos de Jesus Cristo.
Fundos da Catedral |
Dentro da Catedral encontra-se o túmulo de Santiago Maior, ou o marco do fim da caminhada. Mas mesmo para aqueles que não são cristãos, Santiago pode ser uma cidade incrível de se conhecer. Só para vocês terem uma ideia, esta já é a minha terceira vez na cidade, mas mesmo assim vejo que ainda há muita coisa para ver.
Mesmo no verão é bem provável que você chegue na cidade com chuva e um pouquinho de frio, e é claro que no inverno isso não poderia ser muito diferente. Tanto em 2012 como este ano chovia muito e mesmo com o frio não deixamos de andar pelas ruas.
Palacio de Raxoi- Praza do Obradorio |
Só há uma maneira de conhecer a cidade e esta maneira é à pé, entrando em cada ruela, olhando a arquitetura das casas, sentindo o aroma dos pães doces que assam nas padarias... São todos esses pontos que, combinados à questão da religiosidade, fazem desse um lugar muito especial para mim! E por sorte, meu segundo dia na cidade amanheceu bem claro e... sem chuva!
Ainda haviam decorações de Natal por todo centro antigo (ou ao redor da Catedral), o que dava um charme ainda maior. E é nessas ruinhas apertadas da foto que você pode encontrar de tudo: lojas de souvenirs, lojas de roupas, hotéis, padarias, restaurantes, bares e cafés, sem nos esquecer de muitas lojinhas de artigos de gastronomia. Compramos alguns pratos, um bule para chá, um tapete de silicone, formas para queques e um jogo para fazer empanadas a um ótimo preço, realmente vale a pena separar uma grana e um espaço extra na sua mala para fazer estas comprinhas.
E há ainda o Mercado de Abastos de Santiago, o local perfeito para quem curte cozinhar e comer, já que nele podemos comprar desde carnes de boi, porco, frangos, peixes, enchidos e queijos, além de frutas, verduras, legumes, cereais, chocolates, doces e temperos. Comprei figos secos e alguns temperos para trazer para casa.
Dentro das especialidades de Santiago encontram-se os frutos do mar, principalmente as lulas, polvos e camarões, que ficam na porta dos restaurantes, prontos para serem escolhidos pelo cliente. No mercado eram tantas as variedades de produtos frescos e de ótima procedência que ficaria difícil de escolher na hora da compra.
Lagostins frescos no Mercado de Abastos |
Mais frutos do mar do Mercado de Abastos |
E entre os queijos vale destacar esse meio pontudo aí da foto, chamado Tetilla, feito com leite de vaca e típico desta região. Não provei, mas em todo lugar tem para vender. Além dos queijos tinha também os famosos Chorizos e Jambons, duas outras iguarias espanholas.
E para a hora das refeições, opções não faltam! Você pode comer a tradicional Paella, as famosas Tapas, as Tortillas ou simplesmente tomar uma xícara de chocolate quente denso com churros. Na maioria das vezes eu escolhia as Tortilhas, adoro principalmente as feitas com bastante cebola e aquelas que levam bacalhau.
Esta aí de cima era uma tradicional, apenas com batatas, ovos e cebola, mas acompanhava uma tal de Salada Russa, feita com legumes variados, pimentão em conserva e maionese. Uma opção leve, já que queríamos tomar o Chocolate Quente com Churros em seguida.
Já estas Tapas são da outra vez que estivemos em Santiago, feitas com chorizo, jambon, linguiças e tortilla sobre pão rústico, de um restaurante chamado Taberna do Bispo (na foto da rua da para ver onde é).
Após uma longa caminhada fria e molhada pelas ruas de Santiago, foi ótimo poder se sentar no Café Iacobus para tomar o famoso Churros con Chocolate! Desculpem-me pela foto, mas a iluminação do café era ruim e por isso tive de usar a iluminação artificial do corretor de imagens, mas acho que dá para ter ideia de como os churros e o chocolate quente são.
O chocolate era bem denso, não muito doce, com gosto de cacau e feito para tomar com a colherzinha ou para molhar os Churros, que eram bem fininhos, crocantes e levemente salpicados de açúcar. Bem diferentes daqueles recheados de doce de leite que vendem no Brasil!
Ficamos hospedados esse ano e em 2012 no mesmo hotel, o Compostela, que está localizado bem próximo do centro antigo e da Catedral. Além da arquitetura medieval, as instalações do hotel são ótimas: quartos amplos, modernos e extremamente limpos, com sistema de calefação eficiente e refeições bem feitas.
O jantar que comemos lá começou com uma salada de folhas variadas, tomates, atum, cenoura, milho e aspargos brancos em conserva, acompanhada de pãezinhos artesanais.
Em seguida, o prato principal ficou por conta de uma Paella. Foi a primeira vez que provei (e aprovei!) o prato e mesmo levando muitos tipos de frutos do mar, achei muito saborosa, principalmente pelo sabor do açafrão. E por falar nele, não pude deixar de comprar uma pequena amostra dessa iguaria no Mercado de Abastos.
Na sobremesa comi um bolo de chocolate com musse, chantilly e ganache de chocolate meio amargo, super leve e nada doce.
E ainda havia Churros no café da manhã do Compostela, com preparo para chocolate quente Paladium (uma marca de misturas para chocolates quentes cremosos) para acompanhá-los. O chocolate quente da Paladium fica bem cremoso e muito parecido com aqueles servidos nos cafés espanhóis, tanto que até comprei uns sachês para trazer para casa.
E antes de terminar o post, a receita da Torta de Santiago que eu prometi! Eu considero esta torta como a maior representante da culinária da cidade, já que podemos encontrá-la por todas as partes, nos supermercados, como degustação nas ruas, em lojas específicas, nos menus dos restaurantes e até em outras regiões da Espanha.
A massa da torta é feita com farinha de amêndoas, farinha de trigo, açúcar, ovos e manteiga, mas o que realmente caracteriza o doce é o desenho da Cruz de Santiago feita com um molde (que você pode encontrar nas lojinhas de Santiago de Compostela ou imprimir uma figura da Internet) sobre açúcar de confeiteiro.
Fiz a receita de um livro de sobremesas que comprei lá em Santiago mesmo, mas achei que a massa deveria ter ficado menos tempo no forno, para ficar mais úmida.
Torta de Santiago:
receita retirada do livro "Postres Tradicionales de la Cocina Gallega"
-8 ovos
-250 g de manteiga
-250 g de açúcar
-250 g de farinha de amêndoas
-350 g de farinha de trigo
Bata os ovos com a manteiga e o açúcar por 20 minutos.
Em seguida, acrescente a farinha de amêndoas e a farinha de trigo.
Coloque a massa dentro de uma assadeira redonda untada e enfarinhada.
Leve ao forno pré-aquecido (210ºC) por aproximadamente 25 minutos ou até que esteja assada e levemente dourada na superfície.
Espere esfriar completamente para desenformar.
Salpique açúcar de confeiteiro com o molde de cruz.
Servi a torta acompanhada de sorvete de doce de leite.
Parece muito bom! A única dificuldade é achar a farinha de amêndoas, mas vou procurar =)
ResponderExcluirOlá, Lidia!
ExcluirVocê pode encontrar a farinha de amêndoas em lojas de produtos naturais ou em mercadões. Há também a opção de fazer em casa: basta tostar as amêndoas rapidamente no forno, retirar a pele e passar no liquidificador. Dá um pouco de trabalho, eu sei, mas funciona (caso você não ache)!
Beijos e obrigada pela visita!
Ana