quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Mais comidas em Gouveia

   Como prometido, venho com doces e outras comidinhas que andei comendo esses dias por aqui, em Portugal. Decidi refazer um post antigo sobre comidas portuguesas incluindo o que comi nesta viagem. Aí vão eles!




1) Cavacas:

   As Cavacas são doces feitos com massa choux (ou massa de bombinha) cobertas por glacê de açúcar, típicas da cidade de Pinhel;


2) Pastéis de Tentúgal:

   Massinha "estaladiça" muito fina recheada com doce de ovos; típico da região de Carmelo de Tentúgal (Coimbra) e criado pelas freiras carmelitas (Convento de Nossa Senhora do Carmo);


3) Bolos de Arroz:

   Bolinhos com massa fofinha e bem amarela, feito com casca de laranja e farinha de custard (tipo de amido de milho com sabor de baunilha para preparar creme de confeiteiro); é assado em papel e salpicado de açúcar de confeiteiro;




4) Bolo de Coco:

   Eu chamo de Queijada de Coco, pois ele parece mais com as nossas queijadinhas do que com um bolo; tem base de massa folhada, é recheado com doce de coco e leva uma cerejinha no topo;


5) Filhoses:

   Doce típico da época de Natal, feito com massa de fermento biológico, farinha, muitos ovos, açúcar e aguardente; são passadas em açúcar com canela depois de fritas em óleo (receita aqui);


6) Empadas:

   Diferentes das nossas típicas empadinhas, as Empadas portuguesas tem massa folhada e recheio de frango;


7) Padas:

   Pão feito com farinha branca; lembra nosso pãozinho francês, mas não tem uma casca muito crocante ou espessa (*dica: experimente comê-las quentinhas com manteiga!);


8) Viriato:

   Massa de pão doce aberta bem fininha e recheada com creme de gemas, açúcar e coco; levam uma cobertura de coco em flocos com açúcar cristal antes de irem para o forno; originários da cidade de Viseu.



9) Queques:

   Também chamados de "Bolos", são os nossos muffins ou minibolos de sabores simples e perfeitos para acompanharem o chá ou café!


10) Queijo da Serra:

  Uma das Sete Maravilhas da Gastronomia Portuguesa não poderia ficar de fora da minha listinha, né? Queijo amanteigado feito com leite de ovelha, de sabor e aroma bem forte, mas único e perfeitamente saboroso! 



11) Enchidos:

   A região de Gouveia é conhecida por seus enchidos, ou chouriços, farinheiras e morcelas, que são basicamente linguiças feitas com carne de porco e diversos condimentos. Na foto temos a morcela (esquerda), que é feita com sangue e muito coentro, e a chouriça (direita), feita com carne de porco, pimenta e depois defumada. Já as farinheiras, que não estão na foto, são uma mistura de pão, vinho, alho, gordura de porco e colorau, uma das minhas preferidas!



12) Entrecosto do Italiano:

   O Italiano é um pequeno restaurante da cidade de Gouveia com cozinha caseira e comida bem feita. Além dos preços ótimos, as porções são bem fartas! Comi um entrecosto (carne de porco) cozido no molho de tomates acompanhado de salada, arroz e fritas, muito saboroso!



13) Bombom de Caramelo:

  Esse também é do Italiano: um doce feito com camadas de bolo de chocolate intercaladas por creme de baunilha, biscoitos maisena e calda de caramelo. Um pavê diferente!



14) Chocolate Quente Cremoso:

   Muito próximo da Praça de São Pedro existe a Chocolate & Tu, mais um típico café português, porém, que serve chocolates quentes de diversos sabores, cafés, sucos e chás, além de crepes, tostas e dos chocolates artesanais.



   Já que fazia muito frio, na maioria das vezes que fomos à chocolateria pedimos chocolate quente cremoso. Tomei este chocolate pela primeira vez em 2012 e sempre pensava em tomá-lo de novo quando voltasse à Gouveia. 


   O chocolate quente é servido dentro de canequinhas de vidro e cobertos com chantilly e creme de chocolate. Até a colherzinha para mexer a bebida é banhada em chocolate! Além de  bem quentinho, ele é bem denso, daqueles que dá para tomar de colher, ou seja, o meu preferido! O mais legal é que esse é daqueles chocolates quentes nada enjoativos ou doces demais.


15) Tostas:

   Precisei de algo salgado para acompanhar o chocolate quente e por isso pedi Tostas! De fiambre (o nosso presunto) e queijo, feita no pão de centeio. Elas chegaram bem crocantes e quentinhas, com o queijo fazendo varal... Hummmmm!


16) Torradas:

   Também da Chocolate & Tu e para acompanhar uma bebida quente. Elas eram feitas de pão artesanal bem crocante e manteiga;



17) Café Bombom:

   Adoro Café Bombom (expresso com leite condensado) e já até postei uma receita aqui no blog. É uma bebida perfeita para tomar no meio de uma tarde chuvosa e fria. E se for acompanhado por chocolate com passas da Chocolate & Tu, fica ainda melhor!


18) Chocolate Quente Branco:

 Quis provar esta novidade, o Chocolate Quente Branco, e adorei! Muito cremoso e não muito doce ou pesado como pensava que seria, já que o chocolate branco é mais enjoativo. Parece um creme de confeiteiro com baunilha mais líquido, para beber! Acompanhava chantilly e colherzinha passada no chocolate.



  Aguardem que ainda vêm mais pots da viagem por aí!




2 comentários:

  1. muito legal a sua viagem to adorando ver as suas fotos!!!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fico feliz que esteja gostando, pois ainda vou postar bastante coisa!
      Obrigada pela visita!
      Ana

      Excluir