Continuando os posts da viagem à Portugal, almoçamos o Bacalhau à Tia Arminda do restaurante "O Júlio", na Rua do Loureiro, em Gouveia.
Rua do Loureiro |
Trata-se de um restaurante-café bem conhecido na região, com sua cozinha e copa comandadas por Júlio Lameiras, dono do local. Logo na porta já vemos os selos de citação no famoso guia de viagens Michelin, cinco anos consecutivos.
O salão é bem pequeno, dando um ar bem caseiro e aconchegante ao ambiente. A decoração é formada por fotos e gravuras de Gouveia com neve, artigos regionais, como panelas de barro, e uma lareira.
As paredes do salão principal são tomadas por certificados de participação do Júlio em feiras de gastronomia regionais e prêmios, para provar a qualidade dos serviços do local, assim como sua devoção pela preservação da culinária regional portuguesa.
Entre as especialidades da casa encontram-se as Batatinhas do Céu, Javali na Cebolada, Cabrito à Serrana, Morcela à Moda de Gouveia, Ensopado de Cabrito, Trutas em Molho, Feijocas à Pastor, Chouriça de Bofe e Carne, Farinheira, Sopa de Feijocas e, é claro, o tal do Bacalhau à Tia Arminda.
O bacalhau é cozido em molho de tomates com cebolada, bastante alho, azeite e cheiro-verde e acompanha azeitonas pretas e batatas cozidas.
As batatas eram bem sequinhas e ótimas para acompanhar o molho do bacalhau. Estava muito saboroso e apesar da farta porção, nada pesado ou enjoativo. Uma ótima opção de refeição para um dia chuvoso e frio de inverno português!
Ana, estava percebendo que você estava sumida e hoje vim aqui em busca de inspiração mas dou de cara com essas fotos maravilhosas! Amo Portugal, amo bacalhau e desejo que se divirta muito por aí! Fico aguardando os próximos posts! Bjo
ResponderExcluirOlá, Rute!
ExcluirEstava sumida mesmo! Devido a correria da viagem e ao acesso limitado a Internet, ficava difícil de postar todos os dias. Já cheguei em casa no sábado, mas fiquei sem internet até hoje por causa das chuvas!
Fico muito contente em saber que vem aqui para buscar inspiração e em saber que gostou do post! Aguarde que agora farei os demais!
Beijos,
Ana