Depois de alguns dias desaparecida do blog, venho com o primeiro post do ano! Estou passando alguns dias de férias em Portugal e , diferentemente das outras vezes que já estive aqui, vim com a intenção de conhecer o inverno europeu.... e a neve!
Serra da Estrela |
Minha família é da região da Guarda, mas especificamente da cidade de Gouveia, na Serra da Estrela. Já fiz um ou outro post da cidade, eu creio, mas pretendo fazer mais com fotos no verão quando retornar.
Serra da Estrela |
Chegamos em Portugal numa tarde ensolarada de domingo, mas mesmo assim ainda muito fria. Já subimos à Serra da Estrela para ver a neve, mas é claro que só depois de uma passada na minha pastelaria preferida, a Mondeguinho, com direito a Bolo de Arroz e Empada de Frango.
Empadas de Frango com massa folhada |
Pão de Frios |
Bolos de Arroz |
Mesmo depois de praticamente 24 horas fora de casa, esqueci do cansaço só de olhar para a paisagem, as árvores sem folhas, os tons queimados da vegetação e a neve! Havia neve para todos os lados, como uma fina camada de açúcar de confeiteiro sobre a superfície de um bolo!
Depois de domingo, os dias ficaram completamente cobertos e a chuva não deu uma trégua sequer. O jeito foi aproveitar o dia nas pastelarias, como diriam os portugueses, "a comer" doces, "a beber" cafés, chás e chocolates quentes e "a conversar" com os familiares.
O mais interessante para mim foi passar esta época de festas de fim de ano num lugar diferente, quero dizer, ter tido a oportunidade de ver como o Réveillon é festejado em outras culturas.
Neve acumulada na beira da estrada da Serra da Estrela |
Se já não bastasse o país e o clima diferentes, nosso jantar de Réveillon teve entradas, digamos, nada comuns. Já venho dizendo que não houve fotos da comida e muito menos coxinha (ou "Peras de Frango", como eles chamam aqui), bolinha de queijo, quibinho ou pastelzinho. O salgadinho de festa aqui inclui bolinhos de bacalhau, patinhas de caranguejo, polvo empanado, bolinhas de carne e risoles de camarão, além de morcela e chouriça fritos, sem me esquecer da marmelada enrolada no bacon!
Depois dos salgadinhos vieram as sopas acompanhadas de pão de centeio, canja ou de legumes, para dar aquela esquentadinha. Os pratos principais foram Bacalhau com Broa acompanhado de salada verde e Carne de Vitela assada com batatinhas acompanhada de espinafres refogados e arroz com cenoura. Tudo perfeito, aprovado e anotado para posteriores testes lá no Brasil, quando eu retornar!
Torre- Serra da Estrela |
Na sobremesa contamos mais uma vez com a fartura portuguesa: Rabanadas com Calda, Filhoses, Pudim, Arroz Doce, Bolo de Bolachas, Salada de Frutas, Mousse de Chocolate... À meia-noite ainda vieram fatias de Bolo-Rei, a champanhe e uvas-passas! Nada de lichias, lentilhas, bagos de uvas frescas ou pular as sete ondas, mas sim comer doze uvas-passas de uma só vez!
E se você, assim como eu, pensou que acabou por aí, está muito enganado, pois nos disseram que depois ainda serviram chocolates (fomos embora duas da manhã).
2014 chegou e continuamos andando por Portugal e comendo bastante.
Nenhum comentário:
Postar um comentário