sábado, 28 de dezembro de 2013

Pavê da Ana

   E a sobremesa do Natal deste ano foi um Pavê. Piadinhas sem graça à parte (é claro que sempre tem aquele parente que faz questão de lembrá-la, né?), o doce foi feito com dois cremes diferentes, um de baunilha e o outro de chocolate, e ainda levou morangos e bolachas champanhe.

   

   Queria fazer um doce para a Ceia de Natal que pudesse ser decorado com aqueles famosos papai noéis de morango que já postei quinhentas vezes aqui no blog e por  isso achei que o Pavê seria a melhor opção, já que comemos demais no jantar e o que queremos de sobremesa é um doce mais leve.


   Por sinal este é o meu Pavê preferido (por isso o nome)! Camadas de bolachas (particularmente prefiro bolachas maisena, mas como era uma ocasião especial, abri mão delas para usar as champanhe) banhadas em creme de cacau e intercaladas com creme de confeiteiro, no meu caso aquele clássico com baunilha que posto quase toda a semana.


   Para finalizar a sobremesa, uma fina camada de chantilly, chocolate branco ralado no ralo fino, confeitos açucarados prata, cerejas chilenas frescas e os tais dos moranguinhos vestidos de papai noel! E é claro que para ficar bem saboroso foi preciso deixar o pavê "descansar" por algumas horas na geladeira.


   E que tal servir esta receita no Réveillon? Você não precisa decorar com os Papai Noéis, mas pode inventar uma decoração bem diferente para a ocasião!

Pavê da Ana:
Creme de Confeiteiro:
-500 ml de leite
-1 fava de baunilha
-2 gemas
-180 g de açúcar (cerca de 3/4 de xícara)
-38 g de amido de milho (cerca de 2 colheres de sopa)
-100 g de creme de leite de latinha
-100 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly

Modo de preparo:
Coloque o leite com a fava de baunilha cortada ao meio e com as sementinhas raspadas numa panela. Quando iniciar a fervura, apague o fogo, tampe a panela e deixe descansar por quinze minutos.


Enquanto isso, numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme bem claro.



Acrescente o amido de milho e misture até homogenizar.



Retire a fava de baunilha do leite, lave-a imediatamente e segue com uma toalha de papel. Leve o leite novamente ao fogo até o início de fervura. Despeje 1/3 do leite na mistura de gemas e bata com o fouet.



Acrescente a mistura anterior ao leite e mexa mais um pouco. Leve ao fogo, sem parar de mexer, até que o creme engrosse e ferva por alguns segundos.



Apague o fogo e transfira o creme para uma tigela. Misture o creme de leite e deixe esfriar completamente. Depois de frio, agregue o chantilly delicadamente.



Creme de Chocolate:
-400 ml de leite
-50 g de cacau em pó (4 colheres de sopa)
-10 g de amido de milho (1 colher de sopa) 

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes numa panela e leve ao fogo sem parar de mexer até engrossar.



Deixe ferver por alguns segundos, apague o fogo e transfira o creme para uma tigela. Espere esfriar para utilizar na montagem do pavê.


Para a montagem:
-2 pacotes de biscoitos champanhe
-1 caixa de morangos cortados em fatias
-200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly





Modo de preparo:
Despeje o creme de chocolate num prato fundo.


Passe cada biscoito (dos dois lados) no creme de chocolate e vá arrumando uma camada deles num recipiente.



Espalhe metade do creme de baunilha sobre os biscoitos.


Arrume as fatias de morango sobre o creme de baunilha.


Faça outra camada de biscoitos passados no creme de chocolate sobre a camada de morangos. Espalhe a outra metade do creme de baunilha sobre os biscoitos.


Finalize o pavê com o chantilly.


Decorei com chocolate ralado, confeitos prateados, cerejas frescas e papai noel de morango.



Sirva bem geladinho!


Nenhum comentário:

Postar um comentário