Como prometido, agora começo com os posts de vigem na Espanha, em San Sebástian!
San Sebástian é uma cidade localizada no País Basco Espanhol considerada a "capital culinária da Europa", seja por suas terras agrícolas, seja pela maneira que os bascos tratam a gastronomia ou pela maior concentração de estrelas Michellin do mundo! É também por sua extensa faixa de areias claras em formato de concha (na Playa de Las Conchas) que muitos turistas vêm em busca de refúgio durante suas férias de verão.
A cidade é muito simpática, principalmente porque o tempo estava limpo e o sol bem quente. Passamos rapidamente, apenas para descansar um pouco na hora do almoço, já que estávamos vindo de Lourdes com outro destino.
A maioria dos edifícios da cidade segue mais ou menos o mesmo estilo de arquitetura, com influência da Belle Epoque, mas são mesclados com modernas construções. É também em San Sebátian que acontece inúmeros eventos especiais, como o Festival de Jazz, o Festival de Cinema e para nós, amantes da gastronomia, o Gastronomika, que acontece todos os anos em meados de outubro.
Teatro Victoria Eugenia |
Mercado de la Bretxa |
Decidimos dar uma volta pelos calçadões que se encontram atrás da praia de Las Conchas para comer algo, mas creio que não foi lá uma grande ideia, já que estava na hora da famosa Siesta espanhola e por isso muitas lojinhas e até mesmo restaurantes estavam fechados (e os únicos abertos estavam muito cheios).
Para não perdermos mais tempo, acabamos comendo numa padaria que apareceu no caminho. Não me lembro do nome, mas os pães eram muito bons. Fomos de Croissants de presunto e queijo ...
... Pão Trançado de Coco ...
... Donuts Açucarados ...
... Bolas de Berlim (Sonhos) ...
... e eu escolhi a Torta Basca!
Sempre via receitas e comentários sobre esta famosa iguaria e por este motivo a escolhi como sobremesa. Estava divina! A massinha era super amanteigada, mas leve e ainda levava amêndoas, desmanchando na boca a cada mordida!
O recheio era de geleia de cerejas amargas/ ácidas/ negras ou as chamadas Amarena. Gostei bastante, pois a massa era bem neutra e equilibrava o docinho do recheio.
No próximo post: Santander, ainda na Espanha!
Nenhum comentário:
Postar um comentário