sexta-feira, 20 de dezembro de 2013

Bolo de Natal 2013 ou Bolo Madeirense

   Já virou tradição de Natal fazer bolo de frutas com castanhas. Simplesmente adoro o sabor rústico dos frutos secos combinado ao sabor das especiarias, do açúcar mascavo e do mel!


   Devo ter aqui no blog umas cinco receitas diferentes destes bolos, mas para não acabar repetindo alguma delas, venho com a o do Natal 2013 ou o Bolo Madeirense, de um livro de doces portugueses do chef Silva.


   O tradicional Bolo da Ilha da Madeira é bem mais escuro (por causa do melado de cana) e leva fermento biológico ao invés do químico. Mesmo assim, a receita do chef Silva era boa, levava o tal do melado e diversos tipos de frutos e castanhas, além de marmelada e vinho Madeira. Não encontrei a marmelada e nem o melado e por isso fiz algumas adaptações incluindo mais tipos de frutos e usando mel com um pouco de açúcar mascavo (como só ia açúcar refinado).


   A massa não tem sabor forte de especiarias, apenas leva um pouquinho de canela em pó, e por causa disso, o sabor fica por conta da quantidade e dos diferentes tipos de frutos, além do vinho Madeira, é claro. Se você não tiver o Madeira, pode substituir por vinho do Porto ou um vinho tinto licoroso (ou licor mesmo) que tenha aí na sua casa.


   Por levar bastante fruta, ele demorou um pouco para assar, cerca de 1 hora e meia, mais fica bem fofinho e leve. O ideal mesmo é comer de um dia para outro, depois de algumas horas embrulhado em pano, saquinhos ou papel alumínio para apurar o sabor.


   Para servir eu indicaria um vinho Madeira ou do Porto, ou qualquer licor de frutas, mas se você não bebe, só um cafezinho ou chá de especiarias já vai formar um ótimo acompanhamento!

Bolo Madeirense:
receita adaptada do livro Doçaria Popular Portuguesa (chef Silva)
-150 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-200 g de açúcar 
-50 g de açúcar mascavo
-4 ovos
-350 g de farinha de trigo
-100 ml de vinho Madeira ou vinho do Porto
-2 colheres (sopa) de mel ou melaço de cana
-1 colher (chá) de canela
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-100 g de figos secos
-100 g de damascos secos
-100 g de frutas cristalizadas
-100 g de passas
-200 g de castanhas variadas (Pará, caju, nozes, amêndoas, avelãs...)

Modo de preparo:
Comece picando as frutas secas e as castanhas. Reserve.





Bata a manteiga com os açúcares na batedeira até formar um creme fofo.


Com a batedeira ligada, vá juntando os ovos, um a um. A mistura vai ficar parecendo talhada, mas não se preocupe, pois ela volta ao normal depois.


Junte a farinha de trigo, o vinho, o mel e a canela e bata a massa por mais alguns minutos.


Desligue a batedeira e junte o fermento em pó e as frutas secas com as castanhas picadas.


Espalhe numa assadeira redonda untada e enfarinhada de 24 cm de diâmetro, alisando a superfície.


Leve o bolo ao forno pré-aquecido 210ºC por aproximadamente 1 hora e meia ou até que esteja assado internamente e levemente dourado.


Desenforme quando estiver morno.


O bolo fica mais saboroso depois de algumas horas descansando, embrulhado, para apurar os sabores.


Você pode cobri-lo com um glacê de açúcar ou apenas açúcar de confeiteiro.


Um cafezinho quente acompanhado de bolo...




2 comentários:

  1. Ana Duarte, estou em São Paulo - Capital, Brasil. Como eu tinha umas castanhas Portuguesas que sobraram das festas de final de ano acabei de fazer este lindo bolo que você postou antes do Natal. Assim como você tive que fazer algumas adaptações já que não tinha todas as frutinhas que você indicou. Está assando neste momento. Logo eu experimente esta lindeza de bolo conto pra você se fui bem sucedida. Adoro blogs pois sempre encontro o MELHOR que as pessoas postam para nos ajudar. Um 2014 Maravilhoso para você e todos que você ama. Gislane

    ResponderExcluir
  2. Olá, Gislane!!
    Primeiramente quero agradecer por suas visitas aqui no blog, não sabe o quanto fico contente em saber que gosta das minhas receitas! Em segundo lugar, espero que tenha gostado do bolo e achei legal que você tenha feito adaptações de acordo com o que consegue encontrar.
    Qualquer dúvida, me pergunte por favor!
    Beijos,
    Um ótimo 2014 para você e sua família também!
    Ana

    ResponderExcluir