quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Pfeffernüsse

   Ou "Biscoitinhos Alemães", para quem quiser um nome mais fácil. É uma receita típica da época de Natal em países como Alemanha, Holanda e Dinamarca, mas devido a sua popularidade, cada padeiro/confeiteiro foi adaptando a receita ao longo dos anos, a fim de criar sua própria versão do doce.


   A massa deles leva muitas especiarias, entre elas canela, cravo, anis e até mesmo... pimenta! Se fôssemos traduzir ao pé da letra a palavra do alemão, ficaria como "castanhas pimenta" ou "castanhas apimentadas", como quiser, mas o importante é reconhecer que a pimenta tem papel importante dentro da receita, já que vem em seu próprio nome.


   Fiz a receita do blog La Cucinetta, porque foi a única em português que encontrei muitas referências e adorei! Ficaram bem parecidos com os industrializados que compramos em lojas de importados. Como não tinha todas as especiarias que iam na massa, omiti algumas ou troquei por outras, como por exemplo a pimenta da jamaica e o anis moído por gengibre moído. Outra alteração foi o melado, como não encontrei para comprar, usei mel para substituir.


   Descobri esses biscoitinhos no ano passado devido às aulas de alemão e porque achei no supermercado. Comprei uma embalagem e viciei! Parecem pães de mel, mas com o sabor das especiarias bem acentuado e levam cobertura de glacê de açúcar. Esses da receita foram apenas passados em açúcar de confeiteiro ao invés de serem cobertos por glacê, mas fiquei pensando que passados no chocolate meio amargo devem ficar ainda melhores!



   O legal para esse final de ano seria colocar os Pfeffernüssen dentro de embalagens para presentear os amigos ou familiares. Um biscoitinho bem diferente e que todos vão amar!


Pfeffernüsse:
receita retirada do blog La Cucinetta
-2 xícaras (chá) e 1/4 de farinha de trigo
-meia colher (chá) de sementes de anis moídas
-meia colher (chá) de noz moscada ralada na hora
-meia colher (chá) de canela em pó
-meia colher (chá) de sal
-um quarto colher (chá) de bicarbonato de sódio
-um quarto colher (chá) de pimenta-da-jamaica moída
-um quarto colher (chá) de cravo moído
-um quarto colher (chá) de pimenta-do-reino moída na hora
-meia xícara (chá) de manteiga sem sal (cerca de 115 g)
-3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo apertado na xícara
-um quarto xícara (chá) de melaço de cana ou mel
-1 ovo
-açúcar de confeiteiro para passar os biscoitinhos

Modo de preparo:
Misture a farinha com as especiarias, o sal e o bicarbonato. Reserve.
Bata a manteiga com o açúcar mascavo e o melaço até formar um creme fofo.


Junte o ovo e continue batendo.


Vá acrescentando a mistura de farinha com especiarias ao creme de manteiga com a batedeira em baixa velocidade, apenas para incorporar os ingredientes.




Com a ajuda de duas colheres de chá, uma pá de sorvete ou um saco de confeitar com bico pitanga, disponha bolinhas de massa sobre assadeiras untadas e enfarinhadas ou forradas com papel manteiga/tapete de silicone.


Leve ao forno pré-aquecido (210ºC) por cerca de 15 minutos ou até que estejam bem crescidos e com a base corada (os biscoitos saem ainda bem moles do forno e devem ficar macios ao esfriar).


Coloque o açúcar de confeiteiro dentro de um saco e jogue os biscoitos ainda mornos dentro.


Feche a boca do saco com as mãos e sacuda-o delicadamente para cobrir uniformemente toda a superfície dos Pfeffernüssen.


Sirva acompanhado de uma xícara de chá ou café ou faça como eu: acompanhados de chocolate quente cremoso para mergulhar!




Guarde os biscoitinhos dentro de vidros ou recipientes hermeticamente fechados.



2 comentários:

  1. Nossa, deve ser uma delícia mesmo, ficaram com uma cara ótima! Adoro doces com especiarias, principalmente com açúcar mascavo e canela, e com açúcar de confeiteiro então, dá o toque final!! :) Quando você falou deles mergulhado em chocolates então, quase babei aqui! hehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. hehehehe
      Fico feliz que tenha gostado da receita! Eu também adoro estas receitas com especiarias, principalmente nesta época do ano!
      Beijinhos e obrigado pela visita e pelo comentário!
      Ana

      Excluir