Depois das Carolinas de Doce de Leite, chegou a hora de postar a receita das Éclairs de Baunilha com Chocolate Branco que já estava a mais de um mês na caixa de "Rascunho", uma outra maneira de fazer e servir a massa choux.
A massinha segue o mesmo processo da receita do Jamie Oliver, aliás, foi neste dia que fiz o teste para saber como ficaria o resultado. Uma receita inteira rendeu 24 unidades de éclairs pequenas, mas poderia ter feito elas bem maiores, como aquelas vendidas na pâtisseries de Paris.
Para o recheio, escolhi fazer um creme de baunilha bem básico, o chamado creme pâtissière francês, bem fácil e leve. Usei fava de baunilha, mas podem usar extrato de baunilha no caso de não encontrá-la com facilidade que dá o mesmo resultado (só fica sem os pontinhos pretos, ou as sementinhas).
Para combinar com o creme do recheio, passei cada éclair no chocolate branco e em seguida as levei à geladeira para endurecer. Formou uma fina camadinha doce de chocolate sobre a massinha da éclair com o creme que se quebrava na hora de morder.
Fiquei com vontade de fazer o creme do recheio com suco de frutas refrescantes, como limão e maracujá, que também ficam ótimos combinados com a cobertura de chocolate branco, ou senão acrescentar coco fresco ralado para ter uma sobremesa bem legal para servir nesses dias de calor intenso.
Aproveite a receita da massa choux para preparar dois docinhos diferentes!!
Massa:
receita do Jamie Oliver
-85 g de manteiga sem sal
-220 ml de água
-100 g de farinha de trigo
-1 pitada de sal
-3 ovos
Modo de preparo:
Coloque a manteiga e a água em uma panela e deixe ferver.
Peneire a farinha de trigo com o sal sobre uma folha de papel-manteiga e despeje a mistura de uma só vez na água fervente. Mexa vigorosamente com uma colher de pau até a massa ficar homogênea e começar a soltar do fundo da panela.
Passe a massa para um prato e deixe esfriar por 20 minutos.
Quando esfriar, coloque a massa numa tigela ou na batedeira e adicione os ovos levemente batidos, batendo sem parar. A mistura estará no ponto quando escorrer lentamente da colher (talvez você não precise usar todos os ovos batidos; eu usei dois e uma clara, separando a gema para fazer o recheio).
Usando colheres de chá ou um saco de confeiteiro com bico pitanga, faça as bombinhas no tamanho desejado sobre uma assadeira untada com manteiga e forrada com papel-manteiga.
Asse em forno pré-aquecido (210°C) por cerca de 25 minutos ou até que estejam douradas e sequinhas. Deixe esfriar completamente antes de recheá-las.
Creme de Baunilha:
-400 ml de leite
-1 fava de baunilha
-2 gemas (35 g)
-80 g de açúcar
-20 g de amido de milho
Modo de preparo:
Ferva o leite com a fava de baunilha (cortada no meio e com as sementinhas raspadas) e reserve tampado durante quinze minutos. Numa tigela, bata as gemas com o açúcar até obter um creme bem claro e fofo.
Junte o amido de milho e bata mais um pouco.
Retire a fava do leite, lave-a e guarde para outras receitas. Aqueça-o novamente e despeje metade sobre o creme de gemas com açúcar e amido. Mexa rapidamente para as gemas não cozinharem e volte esta mistura na panela com a outra metade do leite.
Leve ao fogo médio, sem parar de mexer, até engrossar e cozinhar as gemas e o amido (cerca de 5 minutos após o início de fervura).
Coloque o creme numa tigela limpa, tampe com plástico filme rente a superfície (para não criar película) e deixe esfriar completamente antes de usar.
Montagem:
-150 g de chocolate branco picado e derretido
Pegue uma éclair e faça um furo numa das suas extremidades com a ajuda de um palito (atravessando todo o seu comprimento).
Com a ajuda de um saco de confeitar com bico (decidi usar este injetor de plástico, porque não tinha saco de confeitar), recheie suas éclairs com o creme de baunilha até o bico sair e até que fiquem completamente cheias e bem pesadas.
Para finalizar, banhe a superfície de cada uma delas no chocolate branco derretido e leve à geladeira para firmar.
Rendimento: 24 unidades
Momento de degustar a éclair...
... hummmmmmm !
Nenhum comentário:
Postar um comentário