Continuando as publicações de Natal, venho nesta sexta-feira com uma receita de Biscotti de Castanha do Pará com Laranja, ideal para presentear amigos/familiares ou comer acompanhado do café, chá ou até mesmo de um vinho licoroso, como a tradição pede.
Biscotti (plural de biscotto, ou também conhecido como Cantuccini) são biscoitos de origem romana e seu nome vem do latim "biscoctus", que significa duas vezes cozido, ou seja, a massa é primeiramente assada em formato de pão e em seguida é cortada em fatias que são assadas novamente para ficarem mais sequinhas e crocantes, além de terem maior durabilidade.
Nas receitas tradicionais, a massa dos Biscotti não passa de uma mistura de ovos, uma pequena quantidade de açúcar, farinha e fermento. O que não podemos nos esquecer é das amêndoas inteiras com a pele, já que são elas que vão caracterizar e dar sabor aos biscoitos.
Segui mais ou menos uma receita que encontrei na revista Gula de alguns anos atrás, mas acabei alterando as quantidades de farinha e açúcar (já que achei pouco) e retirei alguns líquidos (já que a massa não daria ponto). Além disso, preferi dar um toque brasileiro usando castanhas do Pará ao invés das amêndoas e também aromatizar a massa com raspas de laranja.
A tradição italiana pede Vin Santo para acompanhar os Biscotti, mas, na falta desse vinho doce, servi com Vinho do Porto e cafezinho, duas opções perfeitas para mergulhar os biscoitos crocantes!
-195 g de açúcar (cerca de 1 xícara)
-100 g de manteiga sem sal
-3 ovos
-330 g de farinha de trigo (cerca de 2 xícaras e um quarto)
-1 colher (chá) de fermento em pó (2 g)
-1 colher (chá) de extrato de baunilha
-150 g de castanhas do Pará picadas grosseiramente
-raspas da casca de 1 laranja
Modo de preparo:
Coloque o açúcar com a manteiga e os ovos numa tigela e misture tudo muito bem.
Acrescente a farinha de trigo e trabalhe a massa até homogenizar. Junte por fim o fermento em pó, a baunilha, as castanhas e as raspas da casca da laranja.
Divida a massa em duas porções, modelando cada uma delas em formato de baguete achatada de mais ou menos 2 cm de altura. Disponha-as numa assadeira untada e forrada com papel manteiga.
Leve ao forno quente (180ºC) e asse até que estejam assadas e crescidas, mas ainda sem corar.
Retire do forno e corte cada baguete em fatias de mais ou menos 1,5 cm de espessura. Disponha as fatias novamente na assadeira.
Leve ao forno para terminarem de assar e corar.
Aguarde o total resfriamento dos Biscotti para armazená-los dentro de vidros, frascos plásticos ou saquinhos hermeticamente fechados.
Sirva acompanhado de vinho doce, Vin Santo italiano ou de café!
Nossa!!!. que interessante. Vou tentar fazer. Muito cuidadosa a apresentação.
ResponderExcluirParabéns!
Tente fazer mesmo! Mas não se esqueça de me contar o resultado depois!
ExcluirObrigada pela visita!
Beijos
Ana