sábado, 19 de outubro de 2013

Bolo Três Leites

   Sempre tive vontade de fazer o Bolo Tres Leches, típico dos países latino-americanos (como México e Panamá) e, como o próprio nome já diz, que leva uma calda com três tipos de leite. Pesquisei um monte de receitas, mas acabei fazendo a calda da minha própria cabeça.


  A massa do Três Leites deve ser bem leve, ou melhor, deve ser um pão de ló bem neutro feito apenas com ovos, açúcar e farinha. Peguei a receita da massa que foi feita no programa Mais Você, até porque em muitos dos blogs que eu entrei haviam muitos elogios quanto ao seu resultado e o rendimento era de um bolo pequeno, perfeito para a sobremesa de 6 pessoas.


   Acho que já tinha comido um bolo desses uns tempos atrás, com uma massa bem leve, uma calda bem grossa e docinha (com o sabor do leite condensado bem presente) e uma camada bem fina de chantilly na superfície. Por sinal sempre ficava pensado em como era a receita. 


   Ao invés de seguir as receitas de caldas encontradas na internet, preferi fazer uma usando apenas leite de coco, leite condensado e rum. Ela não ficou muito doce, mas também não ficou tão aguada assim. Como gosto de bolos bem doces, pode ser que seja necessário acrescentar um pouco mais de leite para uma calda mais neutra, caso você prefira. O único ponto que errei foi na quantidade de calda usada para molhar o pão de ló. Fiquei pensando que seria muita e usei apenas metade. Uma pena, pois teria ficado bem melhor com tudo!


   E para finalizar, o último leite: creme de leite! Fresco, de preferência, para bater em ponto de chantilly e espalhar na superfície do Tres Leches. Ah, e não pude me esquecer do coco fresco para a decoração e para complementar o sabor do leite de coco da calda!

Bolo Três Leites:
Massa:
-5 ovos
-1 xícara e meia (chá) de farinha de trigo (215 g)
-1 xícara (chá) de açúcar (200 g)

Modo de preparo:
Bata as claras até que comecem a pegar consistência. Neste ponto, comece a acrescentar o açúcar, aos poucos e sem parar de bater.


Vá juntando em seguida as gemas, uma a uma, sem parar de bater.


Desligue a batedeira e agregue delicadamente a farinha de trigo peneirada.


Despeje numa assadeira de 22 cm de diâmetro untada e enfarinhada.


Asse em forno médio (210°C) por aproximadamente 30 minutos ou até que o bolo esteja crescido, assado, mas não muito corado.


Desenforme-o quando estiver morno e faça alguns furinhos na superfície para a calda entranhar bem na massa.


Calda:
-1 vidro de leite de coco (200 ml)
-200 g de leite condensado (cerca de meia lata)
-50 ml de rum (opcional)

Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes.


Para ficar mais fácil de colocar sobre o bolo, preferi passar a calda para um desses frescos de molho.


Vá espalhando toda a calda. Aguarde alguns minutos para a massa absorver o excesso, mas não deixe de usar toda a quantidade.


Cobertura, decoração e o último dos três leites:
-200 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly
-100 g de coco ralado

Cubra o bolo com o chantilly e decore com o coco ralado. Leve à geladeira por no mínimo 3 horas antes de servir para a calda entranhar bem na massa.


Se por acaso você achar a calda muito doce ou achar que foi pouca quantidade, pode acrescentar mais leite condensado ou até mesmo um pouquinho de leite, pois o que importa é que o bolo fique bem molhadinho!


   Não é necessário colocar o rum na calda, mas acho que ele dá um sabor extra ao bolo num geral e combina muito bem com o coco e com o sabor dos leites!


   Era para o meu bolo ter ficado mais molhadinho, só que achei que seria muita calda e decidi não colocar tudo. Uma pena, pois teria ficado bem melhor!! Então, por favor, coloquem tudo ou quem sabe façam até um pouquinho a mais!


Nenhum comentário:

Postar um comentário