Sempre tive vontade de fazer uma Torta de Maçã no estilo americana, aquela feita de massa bem amanteigada e fechada, igual a da Branca de Neve! hehehe Depois de ler a reportagem sobre tortas do caderno Paladar Estadão, coloquei a cabeça para pensar numa receita diferente, e por que não uma Torta de Maçã Americana da Bretanha?!
A torta de maçã americana é talvez uma das mais conhecidas e leva apenas as maçãs descascadas e cortadas em finas fatias com açúcar e canela no recheio. Bem simples, mas nem por isso sem graça. Sua massa é bem amanteigada e até um pouquinho folhada.
Decidi que era esta mesmo que eu faria, só que não queria um recheio só de maçãs. Resolvi então usar a ideia da Torta de Maçãs da Bretanha, ou seja, colocar um creme de confeiteiro como base para as lâminas de maçãs açucaradas.
Adoro maçãs e sempre tenho na fruteira não somente as vermelhas, mas também as verdes Granny Smith (que por sinal têm vindo ótimas esses dias) para comer na sobremesa, bem ácidas e firmes. Usei então quatro maçãs, sendo duas delas vermelhas/argentinas e duas verdes. Depois de descascadas e fatiadas finamente, acrescentei algumas gotinhas de suco de limão, um pouco de açúcar e de canela para o sabor característico, só que apenas na hora de montar a torta, para que não criasse caldo.
Decorei a superfície da minha Apple Pie com formatinhos da massa e levei para o forno. Depois de 40 minutos, lá estava ela meio douradinha e pronta para receber uma leve salpicada de açúcar de confeiteiro... ah, e é claro, ser devorada!
Massa:
-2 xícaras e meia (chá) de farinha de trigo
-50 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-50 g de gordura vegetal em temperatura ambiente
-3/4 colher (chá) de sal grosso
-1 gema batida
-1 colher (chá) de vinagre de maçã
-3/4 xícara (chá) de água gelada
Modo de preparo:
Coloque todos os ingredientes numa tigela (exceto a água) e comece a misturar com as pontas dos dedos para que todos os ingredientes se agreguem homogeneamente.
Vá acrescentando a água gelada, aos poucos, até formar uma massa bem lisa, macia e que solte das mãos. Forme uma bola e deixe descansar por 30 minutos na geladeira.
Recheio- Creme:
-meia lata de leite condensado
-1 lata (medida) de leite
-1 colher (sopa) de amido de milho - 15 g
-1 gema peneirada
-meia lata de creme de leite sem soro (100 g)
Modo de preparo:
Coloque o leite condensado numa panela e acrescente o leite com a gema e o amido de milho dissolvidos. Misture muito bem antes de levar ao fogo, sem parar de mexer, até engrossar.
Cozinhe por alguns minutos e apague o fogo.
Acrescente o creme de leite enquanto ainda estiver morno e deixe esfriar completamente antes de rechear a torta.
Recheio:
-2 maçãs vermelhas descascadas e cortadas em fatias finas
-2 maçãs verdes descascadas e cortadas em fatias finas
-1 xícara (chá) de açúcar
-1 colher (chá) de suco de limão
-1 colher (chá) de canela em pó
Coloque as maçãs numa tigela e acrescente os demais ingredientes.
Misture tudo muito bem, mas atenção, faça isso somente alguns minutos antes de colocar as maçãs na torta, para que não desidratem.
Montagem:
Divida a massa em duas partes. Abra cada uma delas sobre uma superfície enfarinhada e com a ajuda de um rolo. Forre uma forma para tortas com uma das partes e fure-a com um garfo para não formarem bolhas de ar.
Espalhe o creme já frio.
Arrume as fatias de maçã sobre o creme e salpique um pouquinho mais de canela.
Cubra com a outra parte da massa aberta e com um pequeno furo no centro (para o vapor sair).
Decore a gosto.
Leve ao forno médio (205°C) por cerca de 40 minutos ou até que esteja dourada e assada.
Salpique açúcar de confeiteiro.
Sirva logo em seguida!
*Só me desculpem pelo vídeo estar em grego! hehehe
Nenhum comentário:
Postar um comentário