sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Goiabinhas

   Alguns anos atrás eu inventei de fazer aqueles biscoitinhos de goiabada (as goiabinhas ou beliscões) em casa. A receita era boa, mas não chegou nem perto das goiabinhas industrializadas que compramos por aí . Aliás, a goiabada acabou derretendo e vazando um pouco para fora da massa. Esta semana, depois de muitos anos, vi esta receitinha de Goiabinha no blog Brisando na Cozinha e não pude deixar de testar!


   Além de terem exatamente a mesma aparência das industrializadas, estas goiabinhas não estavam com a goiabada toda vazada e queimada nas fotos do blog em que peguei a receita. Li o modo de preparo e os comentários da autora (que dizia que esta versão caseira não ficava parecida com as compradas, mas sim muito melhores) e cheguei a conclusão de que esta seria a receita perfeita.


   A maior vantagem de fazer suas próprias Goiabinhas em casa é poder ser bem generoso na quantidade de recheio! Já que a massinha fica bem amanteigada e crocante (é claro que ao saírem do forno elas ainda estão meio moles, mas basta esperar que esfriem) nada melhor do que muita goiabada.


   O modo de preparo e os ingredientes são bem simples, nada que você não tenha na sua despensa e apenas 30 minutinhos do seu dia já são mais do que suficientes para prepará-las. Acho legal ter sempre em vidrinhos estes tipos de bolachinhas aos finais de semana (caso chegue alguma visita-surpresa) ou em dias de festa.


   Que tal fazer uma receitinha agora mesmo destas Goiabinhas para tomar com uma boa xícara de chá?

Goiabinhas:
receita retirada do blog Brisando na Cozinha
Massa:
-200 g de farinha de trigo (1 xícara de chá e 1/3 + 1 colher de sopa)
-100 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (5 colheres de sopa)
-60 g de açúcar (6 colheres de sopa)
-1 pitada de sal
-1 ovo grande (cerca de 60 g)
-300 g de goiabada de tablete cortada em tiras

Modo de preparo:
Coloque a farinha de trigo com a manteiga, o açúcar e o sal numa tigela grande.


Amasse tudo com as pontas dos dedos até formar uma farofa. Abra um buraco no meio e acrescente o ovo. Continue trabalhando a mistura com as mãos até formar uma massa bem lisa e que não grude nas mãos.



Deixe a massa descansar por 15 minutos. Em seguida, corte-a em três ou quatro porções de mesmo tamanho.


Abra cada porção em superfície levemente polvilhada de farinha de trigo ou entre dois plásticos, formando um retângulo. Se necessário, corte as bordas para deixar bem reto. Arrume as fatias de goiabada no centro do retângulo.


Feche o retângulo sobrepondo os dois pedaços de massa que sobraram nas laterais. Coloque cada "bloco" de goiabinha direto na assadeira (untada e enfarinhada). Corte os biscoitos, na largura que quiser, sem "destacá-los". Repita o mesmo processo com as demais porções de massa.


Leve ao forno 210°C por cerca de 20 minutos ou até que estejam coradas na base. Ao saírem do forno, estarão bem moles, mas basta deixar que descansem por uns cinco minutos que já saem com mais facilidade da assadeira.


Aguarde que esfriem completamente para colocar dentro de vidros ou saquinhos plásticos.



Comi as Goiabinhas acompanhadas por um chá de erva-doce bem quentinho, hummmm!



2 comentários:

  1. Amei as fotos! E obrigada por mencionar o Brisando! :) Me deu vontade de goiabinhas de novo! hehehe

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Heey Carla!
      Obrigada pelo comentário e pela receita, essas goiabinhas ficam deliciosas!
      Beijos,
      Ana :)

      Excluir