Foi no final do ano passado que descobri o programa da britânica Rachel Khoo, transmitido aqui no Brasil pelo GNT, na época. Bastou apenas um episódio para eu já adicioná-la à minha listinha de chefs preferidos. Para quem não conhece, a fofa é formada em pâtisserie pelo renomado Le Cordon Bleu e executa suas receitas dentro de seu minúsculo apartamento em Paris!
Além de imagens maravilhosas da minha cidadezinha preferida, as receitas que Rachel faz são encantadoras, todas típicas francesas, mas com seus toques pessoais criativos. Seu livro, My Little Paris Kitchen (A Pequena Cozinha de Rachel Khoo em Paris, não lançado aqui no Brasil ainda :o ), deu origem a série de apenas 6 episódios que por sinal já parou de ser transmitida nos canais brasileiros.
O fato é, consegui gravar quase todos os episódios e sempre que estou em casa de manhã gosto de tomar o meu café assistindo qualquer um deles. O que mais gosto mesmo é exatamente o primeiro, em que a Rachel vai ao topo do Grand Palais em Paris para ver as colmeias do famoso Miel de Paris. De volta ao seu petit apartement em Belleville, ela prepara deliciosas Madeleines com Framboesas recheadas de creme de limão.
Já que acabei encontrando ótimas framboesas californianas aqui em Bragança, fiz a receita inteira, que por sinal não rendem apenas doze unidades, como a Rachel diz, mas sim 30! Não se preocupem com as forminhas, basta ir assando uma fornada de cada vez. E, por falar nelas, essas forminhas são bem fáceis de encontrar em qualquer loja de produtos de confeitaria.
As madalenas ficaram muito boas, até melhores do que as que já postei aqui no blog. Só acho legal ressaltar a importância de deixar a massa descansar bastante tempo na geladeira (uma noite pelo menos), pois assim as Madeleines ficarão com a famosa "barriguinha" no centro. Descobri isso porque acabou sobrando bastante massa e deixei na geladeira para terminar de assar no domingo.
Ao invés de fazer a receita do creme de limão da Rachel, o chamado Lemon Curd, preferi fazer um creminho bem fácil de leite condensado com suco de limão, mas para servir nem pensei em mudar: chá cítrico e açúcar de confeiteiro!
receita no site do GNT
-3 ovos
-130 g de açúcar
-200 g de farinha de trigo
-10 g de fermento em pó
-raspas da casca de 1 limão
-20 g de mel
-60 ml de leite
-200 g de manteiga derretida e fria
-1 caixa de framboesas
Modo de preparo:
Bata os ovos com o açúcar até obter uma mistura esbranquiçada e espumosa.
Coloque a farinha com o fermento numa tigela separada e acrescente as raspas de limão.
Misture o mel com o leite na manteiga fria. Junte a mistura de manteiga aos ovos batidos com o açúcar em duas etapas, alternando com a farinha de trigo.
Misture bem a massa com a ajuda de um fouet.
Cubra com um filme plástico e deixe que repouse na geladeira por pelo menos 12 horas ou de um dia para o outro.
Unte e enfarinhe 30 forminhas para madeleines (você pode assá-las em várias vezes, como eu fiz).
Distribua cerca de 1 colher (chá) de massa dentro de cada forminha e coloque uma framboesa no meio de cada uma.
Leve ao forno 210°C pré-aquecido por cerca de 20 minutos ou até que estejam levemente douradas.
Aguarde cinco minutos para retirá-las das forminhas.
Para o creme de limão:
*há a receita da Rachel neste link
-meia lata de leite condensado
-suco de 1 limão pequeno
Misture o leite condensado com o suco de limão, aos poucos, até obter a consistência de espalhar e até o sabor ficar agradável.
Recheie a cavidade de cada uma das framboesas com a ajuda de um saco de confeitar com o bico perlê bem fininho.
Salpique um pouquinho de açúcar de confeiteiro...
E que tal um chazinho bem quentinho?
Nenhum comentário:
Postar um comentário