Adoro risotto, mas tenho que admitir que as vezes dá preguiça de fazer em casa pelo tempo que leva e o trabalho que dá. E outra, nem sempre são todos que gostam, aqui em casa mesmo dá para contar no dedo quem curte um risotto feito com arborio, ainda al dente e bem cremoso.
É por isso que desenvolvi esta versão mais simples, feita com o risoni, aquele macarrão em formato de grão de arroz. Ao invés de ter que adicionar o caldo quente aos poucos enquanto os grãos são misturados e cozidos, apenas cubro a massa com o caldo quente e deixo cozinhar até que ela fique quase cozida.
É nesse momento então que eu acrescento os sabores que desejo agregar ao meu risoni, como queijos, embutidos, legumes, azeitonas... Depois coloco mais um pouquinho de água, para dar mais cremosidade. Acho até mais interessante acrescentar um pouco de creme de leite ou manteiga para ficar bem cremoso, mas como estou numa fase mais light, preferi apenas acrescentar um pouco mais de caldo de legumes.
Usei queijo Minas, salame e azeitonas pretas desta vez, mas ervilhas frescas, brócolis, palmitos, bacalhau desfiado, frango, bacon, linguiça ou qualquer outro tipo de queijo ficam ótimos aqui também.
Risoni com Salame, Queijo Minas e Azeitonas Pretas:
-1 cebola picada
-1 dente de alho picado
-3 colheres (sopa) de azeite
-250 g de risoni
-150 g de salame picado
-150 g de queijo Minas ralado
-100 g de azeitonas pretas picadas
-750 ml de caldo de carne, legumes ou água fervente
-sal, pimenta do reino, cheiro-verde
Modo de preparo:
Aqueça o azeite numa panela e soe a cebola. Acrescente o risoni e mexa rapidamente, até que todos os grãozinhos estejam cobertos pelo azeite.
Cubra com o caldo quente, abaixe o fogo e deixe cozinhar até a massa estar al dente.
Junte então o salame, o queijo Minas e as azeitonas pretas picadas. Misture tudo acrescente mais uma concha de caldo quente, caso seu risoni esteja muito seco.
Acerte o sal, tempere com a pimenta e o cheiro-verde.
Polvilhe bastante queijo ralado antes de servir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário