quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Panna Cotta de Iogurte com Gelatina Natural de Morango

    Comecei 2015 decidida a mudar meus hábitos alimentares, já que fazer gastronomia me rendeu uns bons quilinhos a mais... Sem contar que com as viagens e o fim de ano, os excessos de gordices foram ainda maiores. Estabeleci que a partir de agora os finais de semana terão uma sobremesa mais light e outra normal ao invés de bolo na sexta, pão no sábado e ainda uma sobremesa gordice no domingo como era antes. Para o primeiro final de semana: Panna Cotta de Iogurte com Gelatina Natural de Morango.


   Sempre tive vontade de fazer Panna Cotta e achei que ela seria uma ótima sobremesa para esses dias quentes, mas como a receita original leva creme de leite fresco e açúcar, achei melhor investir numa versão light e natural, trocando a tradicional calda de acompanhamento por uma gelatina natural de morango.


    No lugar do creme de leite usei iogurte grego desnatado. Para adoçar, prefira mel, mas como não tinha em casa tive que usar adoçante mesmo. O legal também é tentar comprar o iogurte grego natural, sem qualquer adição de adoçantes e se você quiser pode colocar outros tipos de leite (coco, arroz, aveia, amêndoas).


    E fazer gelatina natural é a coisa mais fácil que existe! Basta bater a fruta que você quiser com um pouquinho de água, acrescentar a glatina incolor dissolvida e adoçar a gosto, caso seja necessário. Dá para fazer com qualquer fruta, como morango, framboesa, mirtilos, amoras, manga ou goiaba (neste caso é necessário coar).


   Uma camada de gelatina sem corantes, com o sabor natural da fruta e ainda com direito a sementinhas de morango e outra de panna cotta com sabor de baunilha e mel.

Panna Cotta de Iogurte com Gelatina Natural de Morango:
Gelatina Natural de Morango:
-250 g de morangos (aproximadamente 250 g)
-100 ml de água
-7 g de gelatina em pó sem sabor
-adoçante, mel ou açúcar a gosto

Modo de preparo:
Bata os morangos com 50 ml de água até obter um suco.


Hidrate a gelatina com 3 colheres (sopa) de água e em seguida aqueça em banho-maria com os 50 ml de água restantes até ficar líquido. Acrescente a gelatina ao suco de morango sem parar de bater e adoce a gosto. Distribua a gelatina dentro de 4 recipientes, preenchedo-os apenas pela metade e leve à geladeira até firmar.


Panna Cotta:
-250 ml de leite (desnatado, de coco, de amêndoas, de arroz ou de soja...)
-1 fava de baunilha
-7 g de gelatina em pó sem sabor
-200 g de iogurte grego (2 potes)
-mel, adoçante ou açúcar a gosto


Modo de preparo:
Aqueça o leite numa panela sem deixar ferver com a fava de baunilha. Hidrate a gelatina com 3 colheres (sopa) de água e misture vigorosamente ao leite levemente aquecido até dissolver bem. Junte em seguida o iogurte grego e o mel a gosto.



Distribua a panna cotta sobre a gelatina que estava na geladeira, já firme.


Depois de algumas horas, desenforme sua panna cotta com gelatina de morangos.




4 comentários:

  1. Uma sobremesa perfeita para esse calorão que está fazendo.
    Eu prefiro a gelatina incolor e adicionar frutas, já que a gelatina colorida tem corantes e o sabor é artificial.
    Você já experimentou o xarope de bordo? Ele é saudável e cheio de nutrientes... Muito bom para usar em panquecas também. Ah, panqueca sem farinha, já testou?
    1 banana nanica - 1 ovo e uma clara.
    Faça em fogo brando as panquequinhas. Depois você coloca a calda ou geléia que gostar!
    Beijus,

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É mesmo Luma, a gelatina colorida tem um sabor muito artificial!
      Sim, já experimentei o xarope de bordo, mas inflizmente (pelo menos aqui onde moro) ele é muito caro e por isso nunca comprei para usar nas minhas receitas.
      Obrigada pela receita das panquecas sem farinha! Não conhecia e com certeza vou testar em breve!
      Beijos,
      Ana

      Excluir
  2. Gostei,parece ficar muito gostosa!
    Vou tentar e espero que dê certo,pois não consigo lidar muito bem com a gelatina sem sabor,minhas receitas com ela,não dão muito certo!
    Bjs,Ana!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não conseguia lidar com ela muito bem, mas parece que agora aprendi.
      Tente fazer mesmo Mônica. Qualquer dúvida é só me perguntar!
      Beijos,
      Ana

      Excluir