quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Pain aux Raisins

   Já falei para vocês que meu tempo anda meio curto tanto para fazer quanto para postar receitas aqui, mas o maior problema é que quando finalmente decido fazer algo, não dá certo. No final de semana passado, inventei de fazer Brevidades de Leite Condensado e um Pavê de Doce de Leite, mas as Brevidades ficaram secas e o Pavê desmoronou quando tirei o aro. E é por causa desses acidentes que não tenho receitas para postar durante esta semana. Mas espera aí, parece que tinham alguns Pains aux Raisins aqui na caixa de rascunhos...


    Adoro Croissants (acho que todo mundo já notou isto), tanto que outro dia, ainda durante as férias, fiz uma receita dessas delícias folhadas e amanteigadas para matar a saudade de Paris e como fazer gordice sozinha não tem graça, chamei alguns familiares para comer também. Foi no mesmo dia que fiz a Torta de Frango de Liquidificador deste post. A sobremesa ficou por conta desses Pães de Uvas Passas, acompanhados por café.


   Os Pains aux Raisins são tão típicos e tradicionais na França quanto os próprios Croissants. Os franceses os comem no café da manhã ou na hora do goûter, o nosso lanche da tarde. São basicamente feitos com a mesma massa do Croissant, mas recheados com um creme de baunilha e uvas passas pretas. Como enrolamos a massa igual a um rocambole e depois cortamos fatias dele, há também quem os chame de escargots (ou caracóis).


   Para quem prefere os Croissants, acesse este link, já que neste post de hoje só vou colocar o passo a passo dos caracóis de passas. Está também, neste link de cima, a receita dos Pães de Chocolate franceses, que vale a pena dar uma conferida também!


   Ficou com vontade de comer um Pain aux Raisins? Porque eu fiquei! Então acho que a solução é correr para a cozinha e aproveitar que o final de semana está aí para isso: cozinhar e engordar!


Pains aux Raisins:
Massa:
receita da Cook'n with Class- Paris
-900 g de farinha de trigo
-21 g de sal
-150 g de açúcar
-560 ml de leite
-28 g de fermento biológico fresco

Modo de preparo:
Misture a farinha com o sal e o açúcar numa tigela. Aqueça o leite (não pode ficar muito quente), acrescente o fermento biológico fresco e misture até que ele se dissolva por completo. Abra um buraco na mistura de farinha preparada anteriormente e acrescente o fermento dissolvido no leite. Mexa com uma colher ou bata na batedeira até formar uma massa.


Embale em diversas camadas de filme plástico e deixe descansar na geladeira por oito horas.


Após as oito horas de descanso, a massa fica com essa aparência

Para folhar:
-500 g de manteiga sem sal gelada (dividida em duas porções de 250 g)

Modo de preparo:
Divida a massa em duas partes iguais e abra cada uma formando um retângulo.


Pegue cada porção de manteiga e bata com um rolo, entre camadas de papel manteiga constantemente polvilhado com farinha de trigo, até formar um retângulo.


Coloque o retângulo de manteiga sobre dois terços da massa aberta.


Dobre a parte que ficou sem manteiga sobre um terço da massa que tem e o outro um terço sobre a outra parte de massa.


Aperte bem as pontas e laterais para a manteiga não vazar.


E abra com o rolo até formar o retângulo novamente.


Desta vez, dobre um quarto de massa de cada lateral até o centro do retângulo e em seguida feche como um livro.



Abra a massa novamente até formar o retângulo e repita a dobra do livro. Embrulhe a massa em camadas de filme plástico e leve à geladeira por mais oito horas. Repita o mesmo processo com a outra metade de massa e de manteiga.


E após oito horas...


Creme de Baunilha:
-250 ml de leite
-meia fava de baunilha com as sementinhas raspadas
-1 gema
-90 g de açúcar
-20 g de amido de milho
-15 g de manteiga sem sal

Modo de preparo:
Coloque o leite com a baunilha numa panela e leve ao fogo até quase ferver. Apague o fogo, tampe e deixe descansar por 15 minutos.


Bata a gema com o açúcar até formar um creme claro. Junte o amido de milho e mexa até homogenizar.


Despeje um pouco do leite de baunilha na mistura de gemas com açúcar e amido para "temperar", sem correr o risco de talhar. Em seguida, misture o restante do leite e volte tudo para uma panela. Cozinhe em fogo brando, sem parar de mexer, até engrossar e cozinhar o amido e a gema. Transfira o creme para uma tigela e misture a manteiga.



Para fazer os Pains aux Raisins...
-150 g de uvas-passas pretas hidratadas em 50 ml de rum

Abra a massa de Croissant formando um retângulo (acerte as laterais com uma faca), passe uma camada do creme de baunilha e espalhe as passas escorridas.


Enrole o retângulo como rocambole.


Corte fatias de mais ou menos 2 dedos de espessura (+- 2 cm).


Arrume os Pains aux Raisins em assadeira e deixe que cresçam até dobrar de volume.


Asse em forno pré-aquecido a 200ºC até que estejam cozidos e dourados.


Resfrie sobre uma grelha.


Depois é só comer!


Reza uma lenda que eles ficam mais saborosos se comidos frios, mas eu já acho que tanto quentinhos quanto frios  vai ser difícil conseguir resistir a um pãozinho desses.



   O gostoso é ir comendo camada por camada, "desenrolando" o pão!


4 comentários:

  1. Bom dia, Ana!
    Que receita mais deliciosa.. dá até vontade de levantar nesse friozinho e encarar sovar uma massa...
    Mas como eu sei q demora pelo menos umas 16 horas pra massa estar no ponto de assar, queria saber se eu poderia crescer a massa, folhar, esperando as 16 horas e depois congelar pra ficar mais rápido de fazer no dia q eu quisesse acordar e assar um pãozinho desse... vc sabe me dizer?

    Obrigada, seu blog está lindo!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Evelin!
      Sim, você pode deixar os pãezinhos já prontos (com a massa crescida, folhada, depois das 16 horas de espera e já modelados no formato desejado) no congelador e só assar no dia que for consumir. Sempre quero fazer isso quando preparo essa massa, até porque as vezes sinto vontade de comer um croissant no café da manhã, mas nunca sobra! hehehe
      Obrigada pelo comentário e pela visita! Mais dúvidas é só me perguntar!
      Um abraço,
      Ana

      Excluir
  2. Ana estou amando seu blog.lindo e com receitas divinas.Parabéns !!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada Denise!
      Não sabe como fico feliz em saber que gosta do meu trabalho!
      Beijos,
      Ana

      Excluir