Sem dúvida, minha Waffle preferida é a de Liège, e ainda coberta com Nutella... muita Nutella! Dá para perceber que gosto bastante de Waffle, pois com este post o blog já conta com 9 receitas. Mas o meu objetivo hoje não é dar ênfase ao preparo das Waffles. Ao invés de refazer alguma das receitas de massa que já postei aqui, fiz a minha versão de Gaufres de Liège, com direito a fava de baunilha e açúcar perolado. Ficaram ótimas, bem fofinhas e levemente crocantes, perfeitas para acompanhar a minha Nutella Caseira!
Atendendo a pedidos de alguns leitores (e também matando a minha curiosidade), passei vários dias assistindo a vídeos e lendo receitas de Nutella Caseira na internet, até que encontrei uma que serviu de base para minha. É a do blog Delicious Everyday e diferente da maioria que rola por aí, já que leva apenas as avelãs, chocolate derretido, cacau em pó, mel e leite. As outras ou são à base de manteiga ou de leite condensado, o que não tem nada a ver com o creme original.
O preparo da Nutella é bem simples. Primeiro é preciso tostar levemente as avelãs no forno bem baixo, tirar a pele e bater com os demais ingredientes. Fui acrescentando cada um aos poucos, pela tampa superior do processador de alimentos e no final não usei todo o leite que mandava. Se tivesse colocado todos os 300 ml, minha Nutella teria ficado extremamente mole (só com 150 já ficou).
E para aproveitar que estou falando de Waffles com Nutella, que tal mais uma dica de Paris? Originalmente, quer dizer, na verdade, este post era sobre Gaufres em Paris, mas quis mudar a receita que tinha postado e resolvi incrementar o post com estas duas receitas novas.
Passeios de noite na Torre Eiffel sempre acabam me rendendo dezenas de calorias e incríveis Gaufres au Nutella. Quando fui para Paris pela primeira vez, comi uma numa feirinha (foto acima) que estava montada de baixo da Torre, na época do verão. Já esta última (foto abaixo), eu comi no início deste ano, num quiosque que fica de frente com a Torre, perto do carrossel, já que era inverno e a cidade estava meio deserta.
Achei que a Nutella ficou boa, mas pretendo fazer algumas mudanças na próxima vez. Tinha só chocolate meio amargo na despensa e por isso o jeito foi usar ele mesmo. Com chocolate ao leite eu acho que fica melhor, pois a Nutella é mais doce mesmo e a minha versão não ficou muito.
Outro aspecto a ser alterado é a quantidade de avelãs. O gosto delas se sobressaiu bastante, o que também não acontece na versão original. Quanto a textura, ficaram alguns grãozinhos da avelã que o processador não conseguiu transformar em pasta. Rendeu aproximadamente 500 g.
E para aproveitar que estou falando de Waffles com Nutella, que tal mais uma dica de Paris? Originalmente, quer dizer, na verdade, este post era sobre Gaufres em Paris, mas quis mudar a receita que tinha postado e resolvi incrementar o post com estas duas receitas novas.
Apesar de serem vários os sabores de coberturas, como geleia, chantilly, Crème de Marrons, frutas ou só açúcar de confeiteiro, a minha escolha é sempre o creme de avelãs. A da primeira foto era menor e parecia ter menos recheio, mas já a segunda... acho que o carinha colocou m meio vidro de Nutella do grande! Estava uma delícia, principalmente porque a massa é bem crocante! Quentinha e aos pés da Torre Eiffel! Ficou com vontade? Faz então as minhas versões caseiras!
-10 g de fermento biológico seco
-150 ml de leite
-50 g de açúcar cristal
-25 g de açúcar mascavo
-2 ovos
-1 pitada de sal
-5 ml de extrato de baunilha ou 1 fava de baunilha com as sementinhas raspadas
-375 g de farinha de trigo
-200 g de manteiga
-50 g de açúcar em pérolas ou açúcar cristal para passar as waffles
Modo de preparo:
Dissolva o fermento no leite morno e em seguida misture o leite, o açúcar cristal, o açúcar mascavo, os ovos, o sal e o extrato de baunilha.
Junte a farinha de trigo e mexa bem. A massa vai ficar pesada, mas ainda bem grudenta.
Acrescente depois a manteiga, aos poucos, até homogenizar.
Cubra a massa com filme plástico e deixe crescer até dobrar de volume.
Enquanto a máquina de waffles aquece, separe porções da massa e misture em cada uma um pouco do açúcar em pérolas.
Coloque as porções de waffle na máquina já quente e feche a tampa.
Asse até que fiquem bem douradas, crescidas e cozidas no meio.
Quentinhas são muito mais gostosas!
O açúcar em pérolas confere uma certa crocância e docura nas waffles, mas ele é bem difícil de ser encontrado aqui no Brasil. Por isso, você pode substituí-lo por açúcar cristal que o resultado ficará parecido.
Nutella Caseira:
receita adaptada do blog Delicious Everyday
-180 g de avelãs sem casca
-30 g de mel (3 colheres de sopa)
-150 g de chocolate meio amargo
-50 g de cacau em pó
-150 ml de leite
Modo de preparo:
Leve as avelãs ao forno pré-aquecido a 160 ºC por 10 minutos para dar uma leve tostada. Deixe esfriar e retire a pele de cada uma (não têm problema se sobrar alguma).
Coloque as avelãs no processador ou liquidificador e bata até começar a formar uma pasta (se necessário, acrescente 1 colher de chá de óleo para facilitar o processo).
Coloque o mel, o chocolate derretido, o cacau e vá acrescentando o leite aos poucos, até obter a consistência desejada, lembrando que vai pegar consistência depois.
Distribua a sua Nutella Caseira dentro de vidros e mantenha sob refrigeração para durar por mais tempo.
Agora é só servir com o que quiser, sobre uma fatia de pão, para comer de colher ou em cima da sua Waffle de Liège!
Obaaa! Esperei ansiosa pela receita de nutella caseira! Obrigada Ana! E quanto ao sabor? Ficou parecido?
ResponderExcluirBjs!
Então Mônica, o sabor não ficou tão parecido porque coloquei o chocolate meio amargo, mas mesmo assim ficou bem gostoso. Estou pensando em testar a receita de novo esta semana com as minhas alterações, usando o chocolate ao leite e menos avelãs. Não mudei esta receita desde já porque não sei se ficará melhor com estas alterações.
ExcluirEspero que goste!
Beijos,
Ana
Olá Ana!!
ResponderExcluirAdoro suas receitas, já testei várias e ficaram excelentes. Agora por quanto tempo posso guardar essa massa pronta?
Olá!
ExcluirVocê pode guardar a massa pronta em geladeira por até uns 7 dias, mas se você desejar consumir suas waffles num maior intervalo de tempo, aconselho que você congele as porções (daí pode ser por até um mês). Dá também para congelar as waffles já prontas e só reaquecer no momento de consumo (tire antes do congelador e deixe descongelar dentro da geladeira, depois é só aquecer no forno ou numa frigideira).
Fico muito feliz em saber que gosta do meu trabalho aqui no blog, obrigada!
Qualquer dúvida, me pergunte de novo!
Beijos,
Ana
Oi!!! Adorei a receita! Rendem quantos waffles? Obrigada!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirA receita rende aproximadamente de 10 a 12 waffles.
Obrigada pela visita!
Ana