Acho que nunca vou me cansar de fazer versões diferentes de bolo com amendoim! Todo ano faço pelo menos uns dois durante a época das Festas Juninas e este ano não foi diferente. Fiz alguns Cupcakes de Paçoca ainda em junho e alguns dias atrás este Bolo de Amendoim com Coco personalizado de Festa Junina.
Já vou logo avisando que não fiquei contente com o resultado final da minha decoração, primeiro porque a minha tentativa de fazer retalhos de pasta americana de leite em pó não deu certo e segundo porque me esqueci de fazer umas bandeirinhas juninas. Só lembrei delas na hora de servir!
De qualquer maneira, o bolo ficou bem gostoso! Um pão de ló bem neutro intercalado por camadas de creme de amendoim, feito com leite condensado, paçoca caseira e creme de leite, e um creme de coco, também feito com leite condensado, leite, amido de milho e o coco ralado.
A cobertura ficou por conta de chantilly, bem neutro e para quebrar um pouco o excesso de açúcar dos recheios. Queria mesmo ter usado a pasta de leite em pó também na cobertura, mas não consegui abrir numa espessura muito fina, ela acaba grudando na superfície e quebrando.
Os enfeites são bem fáceis de fazer, basta tingir a pasta americana com corante alimentício e fazer as trancinhas, retalhos, detalhes do chapéu e, não se esqueça, as bandeirinhas!
Bolo de Amendoim com Coco:
Massa:
-8 ovos
-240 g de açúcar
-240 g de farinha de trigo
Modo de preparo:
Bata as claras em neve e vá acrescentando as gemas, uma a uma, sem parar de bater. Em seguida, ainda com a batedeira ligada, junte o açúcar. Desligue a batedeira e agregue a farinha de trigo à massa, delicadamente.
Despeje numa forma redonda de 30 cm de diâmetro, untada e enfarinhada, e leve ao forno 180 ºC, pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que esteja assado internamente e não muito corado.
Paçoca Cremosa de Colher:
-2 latas de leite condensado
-20 g de manteiga sem sal em temperatura ambiente
-1 lata de creme de leite sem o soro
-100 g de paçoca caseira* ou amendoim triturado
Modo de preparo:
Coloque o leite condensado com a manteiga numa panela e misture bem. Leve ao fogo baixo e cozinhe sem parar de mexer até desgrudar do fundo da panela (cozinhe o doce por cerca de 10 minutos após o início de fervura). Transfira o doce para uma tigela e misture o creme de leite.
Para terminar o recheio, acrescente a paçoca caseira.
Creme de Coco:
-1 lata de leite condensado
-500 ml de leite ou leite de coco (fiz antes de preparar o creme uma infusão de leite aquecido com uma fava de baunilha)
-30 g de amido de milho
-50 g de creme de leite
-100 g coco ralado
Modo de preparo:
Misture o leite condensado com o leite e o amido de milho. Leve ao fogo baixo, sem parar de mexer, até engrossar e cozinhar o amido.
Acrescente o creme de leite e o coco ralado ao creme ainda quente e deixe esfriar antes de usar no recheio do bolo.
Pasta de Leite em Pó:
-100 g de leite em pó integral (sem adição de açúcar)
-100 g de leite condensado
Modo de preparo:
Misture o leite em pó com o leite condensado até formar uma massa bem macia, mas ainda meio grudenta. Deixe descansar por 10 minutos.
Após o tempo de descanso, a pasta ficará mais sequinha e mais fácil de trabalhar. Basta agora tingir com cores diferentes de corantes alimentícios e modelar as decorações do seu bolo!
Calda para umedecer:
-250 ml de leite
-30 g de açúcar
-25 ml de rum (opcional)
Ferve o leite com o açúcar e deixe esfriar. Acrescente o rum e utilize para regar os discos de pão de ló.
-300 ml de creme de leite fresco batido em ponto de chantilly com 20 g de açúcar
Corte o pão de ló formando três discos de mesma espessura e disponha um deles sobre um prato. Regue com a calda e espalhe o recheio de amendoim.
Disponha outro disco de pão de ló sobre o creme de amendoim e regue-o com mais um pouco da calda. Espalhe o creme de coco.
Finalize a montagem do bolo com o último disco de pão de ló, também umedecido com a calda.
Cubra com o chantilly.
Decore com amendoim moído e enfeites feitos com a pasta americana de leite em pó.
Geralmente faço a montagem do bolo um dia antes de servir e deixo que ele descanse na geladeira por uma noite. Cubro com o chantilly e as decorações somente no outro dia.
Desta forma, o bolo fica mais úmido e saboroso.
Nossaaa! Parece ter ficado maravilhoso! Tb gostei da decoração,ficou fofa!
ResponderExcluirBjs.
Obrigada!
ExcluirBeijos!
:D