Esta é uma daquelas receitas perfeitas para incrementar o cardápio do dia-a-dia, pois, além de barata, serve tanto como acompanhamento quanto como lanche, entrada ou até mesmo prato principal. E o melhor de tudo: é muito fácil de fazer!
O mais engraçado é que descobri esta Torta Cremosa de Repolho lá na fila da tarde de autógrafos do livro na Nigella! Uma moça que estava na minha frente (naquele momento em que já estávamos sentados no chão, faltando ainda umas três horas para o início dos autógrafos) citou o quanto esta torta é fácil e o quanto ela fica saborosa. Fiquei com vontade e fui logo pegar a receita na Internet.
Foi a Ana Maria Braga que passou esta dica algum tempo atrás em seu programa. A grande vantagem é que nem parece que leva repolho, pois de tantos ingredientes gostosos que são misturados no meio da massa, seu sabor fica bem mascarado (o que facilita que as crianças ou pessoas que não gostam de vegetais o comam sem ao menos perceber).
A base da torta é uma mistura de repolho com mussarela, presunto, pimentão e temperos (pimentas, sal, cheiro-verde) e só com ela já se faria uma bela salada, mas, para dar liga e formar a massa, ainda acrescenta-se requeijão cremoso, ovos, farinha de trigo, fermento e azeite. Não poderia ficar ruim, né?
Para dar acabamento, o prato ainda é coberto por queijo ralado antes de ir para o forno!
Torta Cremosa de Repolho:
receita retirada do site Mais Você (adaptada)
-400 g de repolho cortado em tiras bem fininhas
-300 g de mussarela cortada em cubinhos
-300 g de presunto cortado em cubinhos
-meio pimentão verde picado em cubinhos
-1 cebola pequena picada
-50 g de azeitonas verdes sem caroço picadas
-cheiro-verde, pimenta-do-reino, pimenta dedo-de-moça e sal a gosto
-200 g de requeijão cremoso (1 copo)
-2 ovos
-1 xícara (chá) de azeite
-1 xícara (chá) de farinha de trigo
-1 colher (sopa) de fermento em pó
-parmesão ralado a gosto para polvilhar
Modo de preparo:
Coloque o repolho, a mussarela, o presunto, o pimentão, a cebola, as azeitonas e os temperos a gosto dentro de uma tigela. Misture bem para agregar todos os ingredientes.
Em seguida, acrescente o requeijão, os ovos, o azeite, a farinha de trigo e o fermento em pó, mexendo tudo muito bem com uma colher para formar a massa da torta.
Distribua a massa dentro de um recipiente grande ou dentro de recipientes individuais untados e enfarinhados. Salpique bastante parmesão na superfície.
Leve ao forno pré-aquecido (205°C) por cerca de 30 minutos ou até que esteja firme e levemente dourado, com o queijo gratinado.
Sirva acompanhado de carnes com molho ou como lanche/entrada!
Casquinha crocante por fora e interior cremoso!
*Observações:
-usei metade da quantidade de repolho roxo e a outra de repolho comum;
-você pode usar tipos diferentes de queijos, omitir o presunto e até mesmo retirar ou acrescentar mais vegetais (como eu fiz), trocando os tomates (da receita original) por cenouras e acrescentando as azeitonas e cebolas;
-a cobertura pode ser alterada também;
-se omitirmos os ovos, a farinha e o fermento, uma deliciosa Salada de Repolho bem incrementada com molho de requeijão estará pronta!
Essa torta é realmente uma delícia!!
ResponderExcluirPreparei hoje para o almoço.
Marido adorou.
Fico feliz que você e seu marido tenham gostado da receita!
ExcluirObrigada pela visita,
Beijos
Ana