quarta-feira, 13 de agosto de 2014

Salpicão

   Repost: Não é de hoje que reparei nas inúmeras versões de salpicão que existem, tanto que cheguei na conclusão de que cada família tem sua própria receita, seus ingredientes preferidos e a sua maneira de preparar.


     Normalmente o salpicão é servido na época do Natal, por ser um prato leve, frio (o que combina bem com o verão) e que pede frutos secos, tão usados nessa época. Na minha casa é um pouco diferente, costumamos fazer durante a semana, como prato principal, ou em datas especiais, no lugar da salada.


    Nossa receita não leva nenhum tipo de frutos secos, pois minha família não é muito habituada com agridoce, e nem salsão, por causa do seu sabor forte. Eu não ligo muito para isso e até gosto de maçã verde, nozes ou uvas passas misturadas no meio dele e se vocês também gostam, pode acrescentar nesta minha receita que vai ficar bom.


   Salpicão é muito fácil,  rápido e barato, dá até para preparar o frango com antecedência e finalizar no dia em que for servir, até porque pratos com maionese são meio ingratos e podem estragar facilmente. Você pode deixar o frango cozido e desfiado e o palmito fervido e picado, ambos na geladeira, para facilitar a montagem.


   Antes de servir, cobrimos o Salpicão com batata palha, um toque crocante! E dá também para usá-lo como recheios de sanduíches naturais, canapés ou bolos salgados.

Salpicão:
-250 g de peito de frango cortado em tiras
-sal e pimenta do reino
-azeite
-30 g de extrato de tomate (2 colheres de sopa)
-1 vidro de palmitos fervidos por 15 minutos e picados
-1 lata de milho verde
-meia cebola picada 
-50 g de azeitonas picadas
-um fio de azeite
-salsinha e cebolinha
-150 g de maionese
-sal
-batata palha

Modo de preparo:
Tempere as tiras de frango com sal e pimenta do reino. Aqueça um pouco de azeite numa panela e doure o frango temperado.



Volte as tiras douradinhas de frango na panela e junte o extrato de tomates. Deixe refogar por alguns minutos, para intensificar a cor e o sabor do seu recheio.


Cubra o frango com caldo de aves ou água fervente, tempere (se necessário) e cozinhe com a panela destampada até que fique bem macio. Apague o fogo e deixe esfriar.


Desfie o frango quando estiver frio.


Acrescente os palmitos, o milho, a cebola, as azeitonas, o azeite, a salsinha e a cebolinha. Misture bem.


Por último, acrescente a maionese e mexa até ficar homogêneo. Acerte o sal, se necessário.


Coloque o Salpicão num recipiente e leve à geladeira até o momento de servir.


Espalhe a batata palha sobre o salpicão antes de servir.



Nenhum comentário:

Postar um comentário