Como já postei a receita do Rosbife aqui no blog, desta vez as Batatas Duquesa serão o foco do post! A Batata Duquesa é um típico prato da cozinha francesa que consiste em batata cozida e amassada com gema, manteiga, sal, temperos e, se desejar, qualquer tipo de queijo.
A massa da batata, depois de pronta, é colocada dentro de um saco de confeitar com bico pitanga e é modelada em porções individuais. Basta levar ao forno para que um acompanhamento delicioso esteja pronto! E você ainda pode servir como aperitivo ou no lugar das tradicionais fritas, que não são nem um pouco saudáveis.
Fizemos novamente a receita do Rosbife da Mãe do Zeca, uma receita muito saborosa e perfeita para ser acompanhada de batatas. O Rosbife, depois de assado e fatiado, é coberto por um molho com bacon e creme de leite que combina muito bem também apenas com arroz branco e/ou uma salada.
Um detalhe que acho bem interessante ressaltar é o tipo de batata que costumamos utilizar em nossas receitas, a Asterix. Sim, aquela de casca rosada e polpa bem sequinha, ótima para o preparo de massas e purês, porque não desmancha nem desanda.
Anda meio sem ideias para o cardápio? Pegue as receitas a seguir!
Batatas Duquesa:
-1 kg de batatas cozidas e amassadas
-1 gema
-80 g de manteiga
-sal, pimenta-do-reino e noz-moscada a gosto
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes com a ajuda de um garfo, sem mexer demais para a massa não desandar.
Coloque a massa dentro de uma manga de confeitar com bico pitanga.
Faça círculos de massa formando morrinhos sobre uma assadeira untada e enfarinhada.
Leve ao forno quente (205°C) por cerca de 30 minutos. Quando estiverem já firmes (formará uma fina casquinha ao seu redor) retire do forno e salpique parmesão ralado (opcional).
Se o seu forno tiver grill, deixe-o ligado até que as batatas estejam coradas, mas se não tiver, não se preocupe, alguns minutinhos a mais no forno ou uma pincelada de gema já resolvem o problema!
É legal servir as Batatas Duquesa acompanhadas de carnes com molhos, mas como aperitivo já seria uma bela opção! Viu como é simples?
Rosbife da Mãe do Zeca:
-1 peça de Filé-mignon limpa (mais ou menos 1 kg) amarrada com um barbante para manter o formato
-sal, pimenta-do-reino a gosto
-1 dente de alho
-100 g de manteiga
-1 cebola picada
-1 xícara (chá) de bacon picado
-1/2 xícara (chá) de conhaque
-1 caixa de creme de leite
-1/2 xícara (chá) de leite
-100 g de parmesão ralado
-cheiro verde a gosto
Modo de preparo:
Numa assadeira, derreta a manteiga e doure a carne por todos os lados por cerca de 10 minutos.
Assim que estiver ligeiramente dourado, despeje o conhaque e flambe a carne. Quando o fogo apagar, retire a peça da assadeira e passe-a para outra, levando-a ao forno (200°C) por cerca de 1 hora para a carne terminar de cozinhar (se você gosta da carne mal passada, deixe por menos tempo).
Enquanto a carne assa, frite o bacon até ficar crocante, retire-o e doure a cebola na assadeira que fez a carne. Adicione o creme de leite, o leite e o bacon e misture muito bem. Deixe ferver por alguns segundos, apague o fogo e despeje na carne fatiada.
Salpique o parmesão ralado e leve ao forno até gratinar.
Sirva com massa, arroz, saladas ou as Batatas Duquesa!
Uma salada com folhas de alface roxa e verde, tomatinhos-cereja, palmitos e ovinhos de codorna, arroz branco, uma fatia do Rosbife e as Batatas: refeição leve e saborosa!
Vou fazer!!! Parece estar uma delícia!!!
ResponderExcluirFaça sim!!
ExcluirAgradeço a visita!
Beijos,
Ana
Amei a receita.o passo a passo das receitas tudo de bom! Parabéns! Vou fazer as Batatas rsrs
ResponderExcluirObrigada Liany pela visita e pelos elogios! Fico muito feliz que tenha gostado! E faça mesmo as batatas! rsrsr
ExcluirUm abraço,
Ana